São Paulo, Sábado, 03 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A TRILHA
CD é pequena maravilha de Philip Glass

JOÃO BATISTA NATALI
da Reportagem Local

Se Martin Scorsese fosse um cineasta superficial e medíocre, mesmo assim Philip Glass, 62, teria construído para "Kundun" uma dimensão musical de inteligência e profundidade. Ele escreveu bem mais que uma trilha sonora.
Compôs, em verdade, o retrato de um pequeno segmento na evolução de seu experimentalismo como músico de vanguarda. O CD tem autonomia como objeto. Não precisa evocar o filme para ser prazerosamente consumido.
É um poema sinfônico em 18 movimentos de uma sonoridade entre épica e mística, em que o minimalismo -corrente da qual Glass foi o principal animador a partir dos anos 60- assume maior flexibilidade. Há a reintrodução de longas sequências melódicas que se sobrepõem a pequenos segmentos harmônicos -os "mínimos"- em constante repetição.
É ainda uma música que pode ser consumida ao menos em dois planos. No primeiro deles, a beleza das sensações sonoras que ela provoca. No segundo, uma espécie de transparência da receita a partir da qual ela é montada, como se fosse a justaposição em vários planos de peças de um jogo.
Os contrastes de sonoridades são de uma linda sutileza. Há instrumentos tradicionais, como o contrabaixo e o fagote, a flauta piccolo e o oboé, e outros, como a marimba e o corno ou tambor tibetanos, que fornecem à música a evocação de seu alicerce narrativo.
Em suma, algo de absolutamente sofisticado e atípico para os padrões hollywoodianos. É tão preciosamente inteligente que perdeu no ano passado o Oscar de trilha sonora para o ultraconvencional e melodramático "Titanic".

Disco: trilha de Kundun Lançamento: Warner Quanto: R$ 18 (em média)


Texto Anterior: Mundo é forte demais para o homem-deus
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.