São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

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TELEVISÃO

Reality shows' encalham com anunciantes

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
ECO!O ator Emilio Orciollo Neto grava no Museu do Imigrante, em São Paulo, reportagem para o "Vídeo Show"; em "Esperança", ele será um filho de imigrante italiano que vive em fazenda de café

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois de movimentar cerca de R$ 100 milhões no primeiro trimestre, os "reality shows" passam por um momento de crise.
A menos de duas semanas de sua estréia, marcada para 14 de maio, a segunda edição de "Big Brother Brasil" tinha até ontem de manhã apenas um patrocinador, a Bombril, segundo o site da superintendência comercial da TV Globo. A emissora corre contra o tempo para vender as outras três cotas nacionais de patrocínio, cada uma por R$ 4,5 milhões.
"Fama" entrou no ar no último sábado, e nenhuma de suas quatro cotas nacionais de patrocínio havia sido vendida até terça. No programa de estréia, não houve intervalos. As cotas, com 107 inserções na Globo (durante o programa e nos intervalos do horário nobre) e ações na Globo.com, custam R$ 2,1 milhões cada uma.
Pior situação é a de "Hipertensão", que neste domingo terá seu quarto e penúltimo episódio exibido. Ninguém comprou suas cotas (são duas, por R$ 750 mil cada uma). Para tentar recuperar o prejuízo, a emissora tenta atrair os anunciantes com uma edição (a última) com personalidades.
A um mês da estréia de sua terceira edição, o plano comercial de "Casa dos Artistas" ainda não chegou ao mercado publicitário. Especula-se no mercado que dificilmente a emissora irá colocar suas cotas à venda pelo preço da segunda versão do programa, por R$ 11,2 milhões.

OUTRO CANAL

Ladeira
Depois de perder 3,8% de seus assinantes em 2001, a Globo Cabo (maior conglomerado de operadoras do país, com a marca Net) voltou a cair em 2002. A empresa, que passa por crise financeira, registrou no primeiro trimestre deste ano um total de 1,398 milhão de assinantes pagantes, contra 1,428 milhão em 31 de dezembro de 2001. Explica a empresa que a queda se deveu, em parte, a uma política mais austera com inadimplentes.

Rampa
A Globo Cabo, no entanto, comemora aumentos no número de assinantes com pacotes populares e na venda de "pay-per-view" de eventos esportivos. Além disso, ela vendeu 12 mil pacotes de "pay-per-view" de "Big Brother Brasil".

Azedou
Jorge Kajuru voltou a dar problemas à direção da Rede TV!. Ele se recusa a apresentar um programa, o "Kajuru Repórter Cidadão", com ênfase quase exclusivamente em noticiário policial, como o "Cidade Alerta", da Record. Quer um noticiário mais amplo ou está fora. A estréia, que seria segunda-feira, será adiada.

Bordel
Com o título de "Hilda Huracán", a minissérie "Hilda Furacão", da TV Globo, estrelada por Ana Paula Arósio em 1998, estréia no próximo dia 7 na rede hispânica Telemundo, dos EUA.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



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