São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO




HBO investe no Brasil com dinheiro público

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Gigante da TV paga mundial, a HBO vai promover a produção de sua segunda série no Brasil graças ao dinheiro público. "Carnaval", a série, custará R$ 6,5 milhões e terá seis episódios de 50 minutos.
Segundo sinopse registrada na Ancine (Agência Nacional do Cinema), "Carnaval" vai mostrar "os encontros e desencontros de pais e filhos, tendo como pano de fundo os eventos carnavalescos". A direção será de Cao Hamburger ("Castelo Rá-Tim-Bum") e a produção, da O2, de Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").
A outra série da HBO será "Mandrake", baseada em personagem de Rubem Fonseca, com produção da Conspiração Filmes.
Juntas, as duas séries têm orçamento de R$ 12,4 milhões, superproduções para a TV paga.
Todos esses recursos são, no fundo, dinheiro público. É que as programadoras de TV paga agora são obrigadas a depositar em uma conta vinculada (que elas não podem movimentar) 3% sobre os recursos que enviam ao exterior. Essa contribuição, para o desenvolvimento da produção nacional, é chamada de Condecine.
As programadoras podem usar esses recursos em produções para elas próprias. Assim, ficam obrigadas a "investir" Brasil. Como a Condecine é um imposto, trata-se de dinheiro público (e não verba pública), avaliam especialistas.
Procurada pela Folha entre quarta e sexta-feira, a HBO não se pronunciou sobre o assunto.

OUTRO CANAL

Exportação A Globo vai lançar as novelas "Celebridade" e "Chocolate com Pimenta" no mercado internacional em feira de TV em Los Angeles (EUA), neste mês. A confusa "Kubanacan", que acabou em janeiro, continua inédita no exterior (menos Portugal).

Na moda Tony Tornado estará no núcleo negro de "Romance", próxima trama das 19h da Globo. O núcleo terá ainda Taís de Campos, Thalma de Freitas, Maurício Gonçalves, Solange Couto e mais quatro jovens atores, que estão sendo escolhidos em testes.

Fênix Pressionada por afiliadas e pela audiência (que caiu), a Record volta a partir de hoje a exibir o "Jornal da Record", de Boris Casoy, em horário próximo do antigo. Entrará às 19h45 às segundas e quintas (por causa do horário político) e às 20h05 nos demais dias. A novela "Metamorphoses" passa das 20h15 para as 20h50. Irá concorrer com "Celebridade" _o que é quase um atestado de óbito.

Hit A surra de Maria Clara (Malu Mader) em Laura (Cláudia Abreu) em "Celebridade" bateu recorde na internet. O vídeo com a seqüência deu à Globo.com 170 mil acessos só na terça-feira passada. Foi o melhor desempenho da novela no portal até agora.

Reforço Ex-Globo e Manchete, Luiz Antônio Piá foi contratado pelo SBT. Será um dos dos diretores de novelas da emissora.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.