São Paulo, terça-feira, 03 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

E.T.s contra a safadeza

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Suponhamos que fosse necessário escolher entre duas comédias: "Porky's 2 - O Dia Seguinte" (Telecine Emotion, 14h20) e "MIB - Homens de Preto" (HBO, 17h30), com qual ficar?
O primeiro é um legítimo representante do cafajestismo das comédias teen do começo dos anos 80. Não tem, de fato, grande valor. Mas, desde as travessuras estudantis à preocupação com a sexualidade, tudo lembra a ponta final de um momento de busca e contestação.
"MIB", de 1997, é uma realização custosa, que mobiliza atores como Will Smith e Tommy Lee Jones. Mas para que se mobilizam eles? Para caçar extraterrestres, claro: preocupação básica de qualquer protagonista "blockbuster". Como o papa, a Hollywood de hoje aspira a um mundo assexuado.

TV ABERTA

Três Amigos
Record, 14h20.
(Three Amigos!). EUA,1986, 110 min. Direção: John Landis. Com Steve Martin, Chevy Chase, Martin Short. Os "três amigos" do título são um conjunto de atores que faz faroestes em série. A realização de um desses filmes os leva ao México, onde são recebidos como se fossem de fato heróis. Tanto pela população, que espera livrar-se de uns tantos bandidos, quanto pelos próprios bandidos. Comédia à altura do talento de Landis.

Rusty - O Grande Resgate
Globo, 15h45.
(Rusty: A Dog"s Tale). EUA, 1997, 90 min. Direção: Shuki Levy. Com Hal Holbrook, Rue McLanahan. Rusty é o cãozinho beagle que, com o arrojo habitual dos cães do cinema americano, trata de salvar os donos e seus irmãos de bandidos meio embananados. Comédia familiar.

Amigos por Acaso
SBT, 22h30.
(All about the Benjamins). EUA, 2002, 98 min. Direção: Kevin Bray. Com Ice Cube, Mike Epps, Eva Mendez, Carmen Chaplin. Antes de abandonar a profissão, caçador de recompensas (Ice Cube) persegue um bandido bonachão, que simplesmente havia violado a condicional. O acaso os colocará do mesmo lado e diante de um cruel e poderoso criminoso. Comédia criminal.

Intercine
Globo, 1h25.
Para terça pode-se optar entre "Ritual de Sangue" (1988, de Donald P. Belisario, com Tom Berenger, Daphne Zuniga) e "Fique Ligado em Antenas Parabólicas" (1992, de Peter Hyams, com John Ritter, Pam Dawber).

O Turista Acidental
SBT, 3h.
(The Accidental Tourist). EUA, 1988, 121 min. Direção: Lawrence Kasdan. Com William Hurt, Kathleen Turner, Geena Davis, Bill Pullman, David Ogden Stiers. Escritor de guias turísticos, William Hurt não gosta de viajar. Também não é muito certo que goste de viver. A mulher (Turner) desiste dele. O encontro com uma outra garota (Davis) será uma espécie de luz em sua vida. Além de dirigir seus atores de maneira notável, Kasdan imprime um seguro tom agridoce à história, extraída do romance de Anne Tyler, e chega a um filme, no mínimo, memorável. Exibido só para São Paulo.

Politicamente Incorreto
Globo, 3h10.
(Bulworth). EUA, 1998, 108 min. Direção: Warren Beatty. Com Warren Beatty, Halle Berry, Kimberly Deauna Adams. Senador em fim de carreira compra apólice de seguro e, em seguida, contrata assassino para matá-lo. Sem nada a perder mesmo, ele passa a dizer tudo o que pensa. Com isso, sua carreira volta a luzir. Porém o assassino é honesto e está totalmente disposto a cumprir seu contrato. Comédia com argumento e roteiro de Beatty, aqui menos prolixo do que em outras ocasiões. Vale conferir. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Silvio Santos lança "A Casa das Baleias!"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.