São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Especial revê Garrincha entre mitos dos anos 60

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

O que o devoto interpretado por Leonardo Villar em "O Pagador de Promessas" e os marcadores de Garrincha na Copa de 1962 tinham em comum? Ambos carregavam a cruz. A piada infame está no episódio "A Explosão do Cinema Novo, um Certo Som dos Beatles e um Ferrolho Tcheco no Caminho do Bi", da série C.O.P.A. (Cultura, Organização, Política, Arte), que a ESPN exibe amanhã.
Herói do título mundial conquistado pelo Brasil no Chile, Garrincha é a estrela natural do programa. Evocado em imagens de arquivo e em vários depoimentos, ele só divide as luzes com personagens que não entraram em campo na mais violenta de todas as copas, como os Beatles (que lançavam em 1962 "Love me Do") e Marilyn Monroe (morta em 5 de agosto daquele ano).
Marilyn conduz ao segundo de seus três maridos, Joe DiMaggio, que permaneceu apaixonado por ela até morrer, em 1999. O que faz uma lenda norte-americana do beisebol em um especial sobre futebol?
A série C.O.P.A. vive justamente de promover essas ligações inusitadas, ao tratar de boleiros e de sua época -às vezes, mais da época do que dos boleiros.
O expediente ajuda a renovar o formato, mas corre o risco de provocar alguma frustração: no meio do caminho entre o futebol e o mundo, ambos saem desguarnecidos. O cinema novo, por exemplo, não aparece aqui como fruto de conexão com o cenário artístico, mas como pano de fundo, representado pelo fotógrafo e produtor Luiz Carlos Barreto entre os entrevistados.
É de Barreto, que cobriu a Copa de 1962, a história mais saborosa do episódio. Ela não fala de Garrincha, e sim de Pelé, que desfalcou a seleção no início da campanha, e gira em torno da suposta incapacidade de o camisa 10 chutar a bola em movimento. Parece coisa de argentino, mas não foi.


C.O.P.A. - Garrincha
Quando:
amanhã, 22h30, no ESPN Brasil



Texto Anterior: Evento: "Narrativas Líquidas" discute o audiovisual
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.