São Paulo, sábado, 03 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traz a diversidade das assinaturas de Millôr

"Um Nome a Zelar" coleta criações gráficas do artista

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

A história é conhecida: Millôr, na verdade, é Milton -ou pelo menos o foi até os 17 anos, quando bateu o olho na certidão de nascimento e viu que, na caligrafia do escrivão, aquele "t" mal cortado mais parecia um "l" com acento ao lado, e o "n" lembrava muito um "r".
Foi como Millôr que este Fernandes assinou ao longo de sua prolífica carreira (de desenhista, jornalista, escritor, tradutor), e é de suas assinaturas que trata o livro "Um Nome a Zelar", que está sendo lançado pela editora Desiderata.
Não se está falando aqui de um simples rabisco em papel, é claro. Como escreve o jornalista Mario Sergio Conti no prefácio da obra, "a gracinha com o nome não parou na criação do prenome. Ao longo de 70 anos, Millôr reescreveu, redesenhou, repintou, remontou e regravou o nome milhares de vezes."
Cada assinatura de Millôr é uma invenção gráfica e uma demonstração de seu traço peculiar. Muitas vêm com piadas; outras, com referências a artistas célebres. Há até braile e linguagem de sinais.
A Folha tentou falar com Millôr por e-mail, mas o artista, notoriamente avesso a entrevistas ("Não gosto de entrevistas. Ponto", foi uma de suas respostas), não se alongou ao escrever de volta.
A exceção foi quando a reportagem perguntou do que, além de sua própria produção, Millôr assinaria embaixo. "Em qualquer afirmativa do Lula. Não é assim que faz a maior parte do povo brasileiro? Ou você duvida de estatísticas? Ou duvida do povo brasileiro?", respondeu.
Sobre a singularidade de seu nome -no prefácio, ele corrige Conti, que o cita como "único" Millôr do país-, o artista diz que existem oito homônimos e que chegou a conhecer um deles, "Millôr Duval". E, como lembra no livro, na Catalunha seu nome é corriqueiro: lá, "millor" é "melhor".


UM NOME A ZELAR
Autor: Millôr Fernandes
Editora: Desiderata
Quanto: R$ 49,90 (112 págs.)



Texto Anterior: Os movimentos da história
Próximo Texto: Editora relança obra do autor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.