São Paulo, terça-feira, 03 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

REPERCUSSÃO

Juca de Oliveira, ator:
"A existência do Arena se deve ao Zé Renato, e não ao Augusto Boal (1931-2009). É dele também o marco de incluir classes menos favorecidas na dramaturgia brasileira."

Flávio Migliaccio, ator:
"A partir de 1958, praticamente entregou o seu local de trabalho a um grupo de estudantes com toda a liberdade para fazer o que bem entendessem. Desse grupo, o Teatro Paulista do Estudante, faziam parte Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), Guarnieri e eu (que não era estudante, mas um agregado, um "faz tudo')."

Chico de Assis, ator, diretor e dramaturgo:
"O teatro brasileiro tem um grande limite marcado pela montagem de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) de "Eles Não Usam Black-Tie", idealizada e dirigida por Zé Renato."

David José, ex-ator do Arena:
"É uma perda muito grande que será sentida porque ele tentou aproximar o teatro culto à cultura popular com o Arena, criação dele, que não precisava de muito cenário. Era solto e livre."

Sérgio Britto, ator: "Comecei no teatro com uma peça do Zé. A primeira dele. No elenco éramos nós dois e a Lélia Abramo (1911-2004). Foi uma experiência maravilhosa trabalhar com ele como diretor. O Zé era uma delícia de pessoa, um homem muito querido por todos."

Marcos Caruso, ator: "Tive o privilégio de ter um terço da minha carreira teatral dirigida por ele. Era uma pessoa de uma desenvoltura impressionante. Ao mesmo tempo em que fundou o Arena, dirigia grupos experimentais."

Miriam Mehler, atriz: "Zé pegava no pé dos atores, tínhamos brigas homéricas, mas éramos amigos e tínhamos grande liberdade um com o outro. Por muito tempo ele ficou esquecido, mas nesses últimos dois anos voltou a ter o reconhecimento que merecia."


Texto Anterior: Opinião: José Renato conduziu trajetória ímpar como homem de teatro
Próximo Texto: Músicos e Ecad entram em guerra de informações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.