São Paulo, sábado, 03 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRAZILIAN FILM FESTIVAL
Quarta edição do evento traz 11 longas e proporciona contatos com distribuidoras americanas
Miami abre portas para o cinema nacional

FÁTIMA GIGLIOTTI
DA REDAÇÃO

Começa hoje em Miami Beach (Flórida, EUA) a quarta edição do Brazilian Film Festival, única mostra competitiva de filmes brasileiros realizada no exterior. Foram selecionados para a competição 11 longas-metragens (confira quadro ao lado) e 11 curtas.
Incorporado pela Prefeitura de Miami ao calendário dos eventos culturais da cidade, o 4º Brazilian Film Festival -que começou como um modesto ciclo universitário de filmes brasileiros- será aberto com a exibição, num telão ao ar livre na praia (South Beach), do filme vencedor de 1999, "O Toque do Oboé", de Claudio Macdowell, para 6.000 pessoas.
Em 1999, a terceira edição do festival levou mais de 25 mil espectadores às sessões de exibição de curtas e longas-metragens nacionais. Neste ano, após cada sessão, serão realizados debates, com a participação do público, entre produtores, diretores e intérpretes dos filmes exibidos, nas salas do complexo Regal Cinemas, sede do 4º Brazilian Film Festival.
Mais de 50 atores, entre eles Betty Faria, Fábio Assunção, Marcello Antony e Letícia Sabatella, vão participar dos debates. A atriz Sônia Braga, radicada nos Estados Unidos, foi escolhida pelo público de 1999 para ser a homenageada desta quarta edição do festival.
Os longas-metragens concorrem a dez categorias de premiação, e os curtas, a quatro. O vice-presidente da Associação dos Críticos do Brasil, Nelson Hoineff, será o presidente do júri, composto por roteiristas, professores e executivos de estúdios americanos como a MGM.
Durante o festival, haverá ainda um painel de debates e workshops com especialistas em torno de três temas: "Distribuição Brasil x EUA", "Co-produção" e "Pensamento do Cinema Brasileiro". No mercado americano, apenas 7% dos filmes exibidos nos cinemas são de língua estrangeira.
Além de proporcionar uma maior visibilidade do cinema nacional nos Estados Unidos, a organização do evento quer aproximar distribuidores, exibidores e produtores americanos e brasileiros e incrementar negócios entre eles. O 4º Brazilian Film Festival termina em 11 de junho.


Texto Anterior: Resenha da Semana - Bernardo Carvalho: Êxtase da hipocrisia
Próximo Texto: Música Erudita: Orquestra inicia série gratuita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.