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TELEVISÃO
TVs públicas criam rede de produção local
Nicolas Vargas/MTV
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BÓBIS A modelo Daniella Cicarelli ensaia para as gravações de um "Acústico MTV" de brincadeira, em que ela canta (mal) quatro músicas e que vai ao ar pela MTV no próximo domingo, às 20h30
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
Em parceria com o Ministério da Cultura, as 20 principais TVs públicas e educativas do país lançam em julho seu projeto de produção regional para exibição em rede nacional. Batizado de "Programa de Fomento ao Documentário Brasileiro", o projeto, inédito, terá quatro anos, irá consumir R$ 2,3 milhões em 2003 e visa a criação de núcleos de produção independente em 19 Estados e DF.
Ainda em formatação final, o projeto foi aprovado na semana passada. No primeiro ano, serão produzidos 26 documentários, todos com temática regional, selecionados por meio de concurso público. Cada TV pública ou estatal de cada uma das 20 unidades federativas envolvidas irá co-produzir pelo menos um documentário, em parceria com produtores independentes locais.
Os documentários terão orçamento de R$ 90 mil. Desse valor, no primeiro ano, R$ 80 mil sairão dos cofres da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (com recursos próprios) e da TV Cultura, via captação de patrocínios com incentivos fiscais.
"A idéia é fomentar pólos regionais de produção de documentários, articulando produtores, TVs locais e patrocinadores. Em quatro anos, os pólos irão assumir os custos, de 25% no segundo ano, 50% no terceiro e 90% no quarto", diz Mario Borgneth, gerente de documentários da Cultura.
Os 26 documentários irão ao ar de maio a outubro de 2004.
OUTRO CANAL
Nervoso 1
Gugu Liberato, que fez campanha para o PSDB em 2002,
assumiu o papel de porta-voz da oposição. Anteontem, criticou a
ministra Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social), que, há
um ano, como governadora do RJ, prometeu melhorar a segurança
na região em que foi assassinado o jornalista Tim Lopes.
Nervoso 2
"Absolutamente nada foi feito. O Brasil está cansado de
políticos com promessas vazias", esbravejou o apresentador, sem
revelar seu descontentamento com os esforços do Ministério das
Comunicações para tentar cassar mandado de segurança que lhe
devolveu concessão de TV no Mato Grosso.
Castigo 1
O Cenp (órgão que regula a relação entre agências de
publicidade e veículos) puniu a agência Leo Burnett com a redução
de cinco para um ano da validade de seu certificado de habilitação
técnica, sem o qual não pode atuar no mercado brasileiro.
Castigo 2
A Leo foi denunciada pela Globo por usar no país a
estrutura da Starcom, um bureau de mídia, o que é proibido.
Hora da verdade
A "lésbica" do "Superpop" (que, descobriu-se,
é heterossexual) e o casamento de Chiquinho Scarpa no "Domingo
Legal" (cancelado, sem esclarecimentos, anteontem) são favoritos
ao topo do ranking das maiores armações da TV no ano.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
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