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São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

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TELEVISÃO

TVs públicas criam rede de produção local

Nicolas Vargas/MTV
BÓBIS A modelo Daniella Cicarelli ensaia para as gravações de um "Acústico MTV" de brincadeira, em que ela canta (mal) quatro músicas e que vai ao ar pela MTV no próximo domingo, às 20h30

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em parceria com o Ministério da Cultura, as 20 principais TVs públicas e educativas do país lançam em julho seu projeto de produção regional para exibição em rede nacional. Batizado de "Programa de Fomento ao Documentário Brasileiro", o projeto, inédito, terá quatro anos, irá consumir R$ 2,3 milhões em 2003 e visa a criação de núcleos de produção independente em 19 Estados e DF.
Ainda em formatação final, o projeto foi aprovado na semana passada. No primeiro ano, serão produzidos 26 documentários, todos com temática regional, selecionados por meio de concurso público. Cada TV pública ou estatal de cada uma das 20 unidades federativas envolvidas irá co-produzir pelo menos um documentário, em parceria com produtores independentes locais.
Os documentários terão orçamento de R$ 90 mil. Desse valor, no primeiro ano, R$ 80 mil sairão dos cofres da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (com recursos próprios) e da TV Cultura, via captação de patrocínios com incentivos fiscais.
"A idéia é fomentar pólos regionais de produção de documentários, articulando produtores, TVs locais e patrocinadores. Em quatro anos, os pólos irão assumir os custos, de 25% no segundo ano, 50% no terceiro e 90% no quarto", diz Mario Borgneth, gerente de documentários da Cultura.
Os 26 documentários irão ao ar de maio a outubro de 2004.

OUTRO CANAL

Nervoso 1
Gugu Liberato, que fez campanha para o PSDB em 2002, assumiu o papel de porta-voz da oposição. Anteontem, criticou a ministra Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social), que, há um ano, como governadora do RJ, prometeu melhorar a segurança na região em que foi assassinado o jornalista Tim Lopes.

Nervoso 2
"Absolutamente nada foi feito. O Brasil está cansado de políticos com promessas vazias", esbravejou o apresentador, sem revelar seu descontentamento com os esforços do Ministério das Comunicações para tentar cassar mandado de segurança que lhe devolveu concessão de TV no Mato Grosso.

Castigo 1
O Cenp (órgão que regula a relação entre agências de publicidade e veículos) puniu a agência Leo Burnett com a redução de cinco para um ano da validade de seu certificado de habilitação técnica, sem o qual não pode atuar no mercado brasileiro.

Castigo 2
A Leo foi denunciada pela Globo por usar no país a estrutura da Starcom, um bureau de mídia, o que é proibido.

Hora da verdade
A "lésbica" do "Superpop" (que, descobriu-se, é heterossexual) e o casamento de Chiquinho Scarpa no "Domingo Legal" (cancelado, sem esclarecimentos, anteontem) são favoritos ao topo do ranking das maiores armações da TV no ano.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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