UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trama agrada a viciados em computador

PAT KANE
DO "INDEPENDENT"

"Pattern Recognition", de William Gibson, é para quem vive diante do computador. Cayce Pollard sabe instintivamente quando um logotipo funcionará e recebe fortunas por consultorias. Mas sua obsessão é mapear a divulgação de clipes cuja beleza frustra e fascina internautas.
Os leitores que curtem os truques e temas habituais de Gibson -herói/heroína solitário(a), apaixonado(a) por hi-tech, parte em viagem de busca pelo espaço real ou virtual, encontra/briga/transa com excêntricos urbanos, fala como Raymond Chandler com um laptop debaixo do braço- vão gostar.
O autor parte da premissa de que enxergar o mundo como um caos de culturas, vistas através da informática, é o retrato mais fiel do presente. Mas será que ele pensa que hoje, depois de 11 de setembro e da Guerra do Golfo 2, nosso caos pode ser descrito por reflexões pensativas sobre as falhas do capitalismo e do comunismo?


Tradução Clara Allain


Texto Anterior: Passageiro do passado
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.