São Paulo, sexta-feira, 03 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JORNALISMO

CNN faz 25 anos e lega cobertura de guerra

LUCIANA COELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando a CNN foi lançada nos EUA, em 1º de junho de 1980, não havia em lugar nenhum do planeta um canal que se propusesse a transmitir 24 horas por dia de notícias. É de se esperar, portanto, que a emissora do milionário Ted Turner -hoje convertida numa rede a cabo que serve quase 100 milhões de lares, mas cuja audiência é minada pela conservadora Fox News- tenha desempenhado papel de destaque nas principais coberturas jornalísticas do último quarto de século.
É isso que tenta mostrar o especial "Defining Moment: Stories That Touched Our Lives" (Momentos decisivos: histórias que tocaram nossas vidas), que a rede exibe neste fim de semana.
O programa é uma espécie de retrospectiva das grandes coberturas internacionais da rede. Da queda do Muro de Berlim (1989) ao tsunami que varreu a costa sul asiática no fim do ano passado, passando pelo imbróglio da eleição de George W. Bush (2000), está tudo ali, entremeado por depoimentos dos jornalistas, cinegrafistas e diretores que trabalham ou trabalharam para a rede.
É nas coberturas de guerra, no entanto, que a CNN se tornou quase imbatível. Afinal, como bem lembra a chefe dos correspondentes internacionais da rede, Christiane Amanpour, foi na Guerra do Golfo (1991) que a CNN nasceu para o mundo, ao se tornar a primeira a televisionar uma guerra ao vivo.
Mais importante ainda, o programa rememora outras coberturas de guerra igualmente importantes, mas menos lembradas pelo público, como a do genocídio em Ruanda (1994) e a da Guerra da Bósnia (1992-95).
Igualmente impressionante, no entanto, é observar que a rede -ao menos em suas versões americana e internacional, já que o programa não abrange o trabalho da CNN en Español, criada em 1997- tem uma atuação nada além da mediana ao cobrir a América Latina. Das 26 sucursais internacionais da rede, apenas duas estão na região (Havana e Cidade do México) -nenhuma delas na América do Sul.


Defining Moments
Quando:
sábado, às 8h e às 18h, e domingo, às 0h, 9h, 14h e 20h na CNN


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Cinema: Cine Ceará, 15, festeja marca no calendário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.