São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Bo Diddley, um dos pais do rock

Guitarrista que influenciou Elvis Presley e, mais tarde, Bruce Springsteen e The Who sofreu parada cardíaca aos 79

Músico divide com seus contemporâneos Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino e Jerry Lee Lewis os créditos pela criação do rock

Jeff Christensen - 14.ago.04/Reuters
Bo Diddley durante show que fez em Nova York, em 2004

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O rock está de luto. Bo Diddley, um dos pioneiros do rock'n'roll, morreu ontem, em Archer, na Flórida (EUA), aos 79 anos. Uma parada cardíaca provocou a morte do cantor, guitarrista e compositor norte-americano, que já tentava se recuperar de um derrame cerebral sofrido no ano passado.
Conhecido por sua bizarra guitarra retangular, além da batida sincopada que inventou e batizou com seu nome artístico no sucesso "Bo Diddley" (1955), ele divide com alguns de seus contemporâneos, como Chuck Berry, Little Richard, Fats Domino e Jerry Lee Lewis, os créditos pela criação do rock.
"O rock'n'roll e o rhythm'n" blues são a mesma coisa. Começaram a chamá-lo de rock'n'roll depois que os moleques brancos começaram a tocá-lo", disse Diddley à Folha, em 1990, quando veio a São Paulo para se apresentar no 2º Blues Festival. "Se alguém disser que Elvis Presley começou o rock'n'roll é porque não conhece Bo Diddley. Fui eu e Chuck Berry que fizemos isso, embora eu tenha feito antes."
Na mesma ocasião, Diddley afirmou que recebeu como "um tapa na cara" a primeira eleição do Hall da Fama do Rock and Roll, em 1986, quando viu seu nome ser preterido pelos de Elvis Presley e Buddy Holly. Sua indicação só aconteceu no ano seguinte.
Nascido na pequena McComb, no Estado do Mississippi, Diddley foi batizado como Otha Ellas Bates. Mais tarde, assumiu o sobrenome da família que o criou, McDaniel. Chegou a estudar violino clássico dos sete aos 15 anos. Antes de se decidir pela música, foi ascensorista e lutou boxe, tentando se profissionalizar.
Na música, sua principal influência foi Muddy Waters (1915-1983), clássico bluesman de Chicago. "Tentei tocar como ele, mas não deu certo. Simplesmente não funcionava", admitiu, em 1990.
Entre os sucessos de Diddley destacam-se "Who Do You Love", "I'm a Man", "Mona", "Crackin" Up", "Say, Man" e "Road Runner". Seu estilo original influenciou tanto músicos do blues, como Johnny Otis e Koko Taylor, assim como astros do rock de gerações posteriores, como Bruce Springsteen, The Who e Pretenders.


Texto Anterior: Televisão: Encontro discute programação na América Latina
Próximo Texto: Nova novela da Globo tem pior estréia da década
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.