São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músico apresenta trajetória de brasileiro que atuou no Dia D

João Barone, do Paralamas do Sucesso, ancora o documentário

GUSTAVO VILLAS BOAS
DE SÃO PAULO

Ao menos um brasileiro participou da operação que deixou sangrentas as areias da Normandia, na França, e ficou conhecida como Dia D, em 6 de junho de 1944, dia que se mostrou determinante no desenlace da Segunda Guerra (1939-1945).
É a história dele, Pierre Henri Clostermann, que João Barone e o diretor Victor Lopes usam para conduzir "Um Brasileiro no Dia D".
Clostermann, piloto da aviação francesa na Segunda Guerra, é filho de um diplomata francês e nasceu em Curitiba, em 1921. Morreu em 2006, na França, onde viveu a maior parte da vida.
"É o ponto de vista de um brasileiro: ele cresceu, aprendeu a voar no país, fala um português impecável", diz Barone, que também é baterista da banda Paralamas do Sucesso.
Em paralelo à história de Clostermann, Barone percorreu 1.500 km de jipe na França captando imagens de cenários importantes nos conflitos. "O filme passa a emoção de estar nas praias onde os Aliados desembarcaram.
Acredito que o olhar de entusiasta dá frescor, deixa dinâmico esta viagem."

NA TV
Um Brasileiro no Dia D
Documentário de João Barone
QUANDO amanhã, às 21h, no History Channel
CLASSIFICAÇÃO não indicada


Texto Anterior: Vinhos - Jorge Carrara: Com dez anos, marca tem adegas em três países
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Conselho para escolher carreira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.