São Paulo, sexta-feira, 03 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

Contradições e bons atores dão vida a personagens de "Saturno em Oposição"

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Rodado em 2007, "Saturno em Oposição" é mais elaborado do que "O Primeiro que Disse" (2010), o trabalho mais recente de Ferzan Ozpetek exibido por aqui.
"Saturno..." tem justamente o que falta ao outro filme: personagens enriquecidos por contradições. Tudo gira em torno de um grupo de velhos amigos, um mais diferente do que outro -pelas preferências sexuais, profissões e temperamentos.
Mas algumas coisas os unem, como o afeto e a posição econômica acomodada. O gerente de banco Antonio (Stefano Accorsi) vive uma crise existencial. Tem uma amante e decide contar tudo à mulher, a psicóloga Angelica (Margherita Buy), pois não suporta o silêncio.
Roberta (Ambra Angiolini), a tonta do grupo, é dependente de drogas, louca por astrologia e muito ligada a Lorenzo (Luca Argentero), companheiro do escritor Davide (Pierfrancesco Favino).
Neval (Serra Yilmaz), uma tradutora turca, não suporta a hipocrisia e o sofrimento dos amigos, o que a faz se meter na vida de quase todos, dizendo coisas que geralmente não querem ouvir.
Mais alguns personagens compõem esse microcosmo, descrito como um mundo fechado. Um acontecimento trágico e inesperado os abala e "resolve" alguns impasses.
Apesar dos clichês na construção de certos personagens, como a homossexualidade de Davide -como se isso o predispusesse à criação artística-, e o jeitão chucro do pai e da madrasta de Lorenzo, esta comédia agridoce é convincente. Boa parte do resultado final se deve aos ótimos atores.

SATURNO EM OPOSIÇÃO

DIREÇÃO Ferzan Ozpetek
PRODUÇÃO Itália/França/Turquia, 2007
COM Stefano Accorsi, Margherita Buy e Pierfrancesco Favino
ONDE no Cinesesc
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Paulínia solta lista dos seis longas em competição
Próximo Texto: Documentário vai contar vida de Dominguinhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.