São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atuação de performers é destacada em mostra

Evento apresenta 40 performances até sexta-feira, dentro e fora de galeria Organizada pela galeria Vermelho, em São Paulo, segunda edição da "Verbo" traz artistas internacionais, como o finlandês Roi Vaara

ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sai de foco a obra, entra a ação do artista, sob a forma de performance. Esse é o tema da mostra Verbo, um evento interdisciplinar que a galeria Vermelho promove pelo segundo ano, reunindo manifestações performáticas registradas em vídeo, em instalações e realizadas ao vivo e em cores, em 40 atuações que ocorrem até sexta, no espaço e na rua.
A segunda edição da mostra chega ampliada, com trabalhos inéditos e consolidando a parceria entre a Verbo e instituições internacionais, que permitiram a vinda de artistas da Fin-lândia e do País de Gales.
São desses países destaques como o finlandês Roi Vaara, que traz a São Paulo a performance "Spiral", em que escreve palavras no chão, formando uma espiral. "Vaara é um artista muito importante de sua geração e essa é sua primeira vez no Brasil", afirma a curadora Daniela Labra, 32.
Outra estréia é a da artista brasileira Cris Bierrenbach, autora de trabalhos contundentes registrados em vídeo e em fotografias. Na Verbo, Bierrenbach contará com a participação do público em "Exercício # 2".

Abrangência
A intenção da mostra, explica Labra, é fazer uma exposição abrangente. "A tônica é a performance, a atitude performática, o fenômeno que acontece no dia-a-dia, fora do museu e da galeria", diz ela.
Esse tipo de produção, que além da Verbo, também foi tema do festival Videobrasil, em 2005, volta a chamar atenção principalmente por seu caráter político, acredita a curadora.
O processo de escolha dos projetos, explica Labra, procurou contemplar artistas que estão desenvolvendo pesquisas sobre performance há pelo menos três anos.
As investigações se traduzem tanto em ações, como em instalações que destacam "questões táteis". Essas obras são feitas a partir de registros de atuações, como a parceria entre Luiz Duva e Dani Castro, "Performance para Espaços Restritos", que mostra dois corpos "recombinados" no vídeo.
A mostra de vídeos traça um panorama dos registros de performance, com trabalhos de artistas da primeira geração da videoarte brasileira, representada pela baiana Letícia Parente; e de contemporâneos, como o carioca Silvio Tavares.
Dessas sessões, destacam-se vídeos da atriz pornô norte-americana Annie Sprinkle, de quem será exibido o filme "Annie Sprinkle's Her Story of Porn" (1999), e a parceria entre Márcia X e Aimberê Cesar, "Lovely Babies" (1995/2005).


VERBO
Quando:
seg. a sex., das 14h às 22h; até 7/7
Onde: galeria Vermelho (r. Minas Gerais, 350, Pacaembu, tel. 0/xx/ 11/3257-2033)
Quanto: grátis


Texto Anterior: Nelson Ascher: A invenção do silêncio
Próximo Texto: Alguns destaques
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.