São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Wilian Andrade/TV Globo
A BELA DO ESPELHO Longe das novelas desde ‘Eterna Magia’, Rita Guedes grava episódio de ‘Casos e Acasos’ (Globo); ela vive uma mulher que perde o marido para outra mais velha

‘Favorita’ perde um SBT e derruba Globo

"A Favorita" fechou junho com média de 35,2 pontos na Grande São Paulo, 10,2 a menos do que sua antecessora, "Duas Caras", registrou em maio. Foi o pior primeiro mês de novela das oito em todos os tempos.
É normal uma novela dar menos audiência do que o último mês da anterior, mas não tanto assim. A Globo perdeu, com a trama de João Emanuel Carneiro, em apenas um mês, o equivalente a mais do que o ibope do SBT (8,1 pontos) no horário nobre (das 18h às 24h).
O mau desempenho de "A Favorita" teve impacto em toda a programação da Globo. A emissora líder computou em junho média diária (das 7h às 24h) de 17,1 pontos na Grande SP, a menor desde dezembro passado (15,9). Dezembro é tradicionalmente o pior mês em audiência para as emissoras. No horário nobre, a Globo caiu 8% em relação a maio.
"A Favorita" não é vista como uma novela ruim. É uma novela tradicional, como as que se faziam nos anos 70. Perdeu público justamente para "Os Mutantes", da Record, que é vista como ruim, mas inovadora.
Apesar dos números, a cúpula da Globo se diz otimista com "A Favorita". Nos bastidores, porém, já surgem sinais de descontentamentos. Há críticas à escalação de Claudia Raia, uma atriz cômica, para o papel da vilã Donatela e ao grande espaço dado ao jornalista Zé Bob, cujo intérprete, Carmo Dalla Vecchia, é amigo íntimo do autor.

ENIGMA Funcionários do SBT estão queimando neurônios tentando entender o que Silvio Santos quis dizer, no programa do último domingo, ao afirmar que "tem gente que vale mais morto do que vivo". Ele se referia a si mesmo e às suas filhas, a quem chamou de "megeras domadas" que um dia "vão mandar ainda muito mais" na emissora.

EFEMÉRIDE Blogs especializados em TV paga protestaram, anteontem, pelo primeiro aniversário de séries dubladas no canal Fox.

RESGATE Ex-diretor de programação da Band, Rogério Gallo foi convocado para tentar salvar o programa de Daniella Cicarelli, que não emplacou no Ibope. Em agosto, Gallo assume a direção do "Quem Pode Mais?".

PENEIRA A Globo investiga indícios de vazamento de informações consideradas sigilosas em vários departamentos. Todas teriam ido parar na Record.

MOVIMENTO 1 Os grupos Abril, Band e Record entregaram anteontem uma série de reivindicações ao deputado Jorge Bittar (PT-RJ), relator do PL-29, que pretende reordenar o setor de TV paga.

MOVIMENTO 2 Os três grupos querem que os pacotes de TV paga tenham cota de 30% para canais nacionais, com um mínimo de quatro e máximo de 12. Ou seja, um pacote com 30 canais teria que ter até nove brasileiros. Pedem também que cada grupo econômico ocupe no máximo 25% dessa cota (de um a três canais), o que desagrada à Globo.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Tomou Viagra e virou melancia!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.