São Paulo, segunda-feira, 03 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Record coloca humor no lugar dos mutantes

Canal estreia amanhã "Bela, a Feia", trama adaptada de original colombiana

Novela, escrita por Gisele Joras e com Gisele Itié como protagonista, vai usar a comédia de situação aliada a discurso de autoajuda

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Após um festival de mutantes e tiroteios, a Record comprou os direitos de uma fórmula de sucesso para investir em uma novela com humor. "Bela, a Feia", adaptada da original colombiana "Yo Soy Betty, la Fea", de Fernando Gaitán, estreia amanhã no canal, apostando na comédia de situação. A autora Gisele Joras ("Amor e Intrigas") é a responsável por verter o texto para o imaginário brasileiro. Segundo ela, pegou "apenas a premissa básica". "O resto eu criei, já que tenho liberdade total para isso." Ela diz ter visto só a primeira temporada da versão americana, atualmente exibida no SBT (leia abaixo), trechos de outras versões e do original.
Na adaptação brasileira, Giselle Itié é a mulher honesta que está rodeada por salafrários, mulherengos e oportunistas -que incluem até o homem por quem vai se apaixonar. A dramaturga colocou pitadas de cor local, com a protagonista morando na zona portuária do Rio, e desenvolveu o passado de Bela, com um sucesso rápido de uma dupla infantil com o irmão. Isso vai explicar sua baixa autoestima, aliada ao desleixo no visual. "Acho que, em cada versão, Bela tem seus próprios atributos. Mas ela sempre se encaixa no arquétipo de patinho feio", diz a escritora. A trama vai contrapor o desejo de ser celebridade instantânea das pessoas que trabalham em um salão de beleza com o trabalho em uma agência de publicidade -que às vezes vai ser igualmente fútil.
A heroína Bela está lá para mostrar que a beleza interior é o que conta. "Mostrarei o contraste entre Bela, que é feia, mas uma menina de vida interior muito rica, e Rodrigo, que é muito bonito por fora, mas não tem vida interior."
Tem um alto grau de discurso de autoajuda, mas não há como negar que isso vende bem.


BELA, A FEIA

Quando: estreia amanhã, às 20h30, na Record
Classificação: livre



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: SBT exibe às quartas série americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.