São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo desembarcou em dirigível

DE NOVA YORK

Em 1975, eles pararam o centro da cidade ao tocar "Brown Sugar" na boléia de um caminhão; em 1989, pararam a Grand Central Station ao falar do último vagão de um trem; em 1998, o cenário escolhido foi a ponte do Brooklyn. "Rolling Stones + Nova York + anúncio de turnê = confusão" é uma equação antiga para os nova-iorquinos.
Não poderia ser diferente este ano. Em maio, os jornalistas foram convocados ao Van Cortland Park, um parque isolado no bairro do Bronx, para assistir aos quatro Stones descerem de um dirigível amarelo, estampado com os lábios-símbolo da banda.
Então, anunciaram os detalhes da "Rolling Stones World Tour". Para justificar por que ainda sentem necessidade de se apresentar em grande shows apesar da idade, Mick Jagger foi irônico. "Ou ficamos em casa e nos tornamos pilares da comunidade ou saímos em turnê", disse. "O problema é que não conseguimos encontrar nenhuma comunidade que ainda precise de pilares."
A idade dos integrantes deu o tom da conversa com a imprensa internacional. Indagado sobre o repertório dos shows, o guitarrista Keith Richards, 58, respondeu: "O set list é bem aberto. O problema é saber se a gente vai conseguir lembrar das músicas".
É a primeira turnê da banda desde a de 1997-1999, que promovia o último disco de estúdio gravado pela banda até agora, "Bridges to Babylon", de 97 (as duas últimas passaram pelo Brasil, o que não deve acontecer desta vez).
Desde então, Jagger, o guitarrista Ron Wood e o baterista Charlie Watts lançaram discos solo, e Keith Richards dividiu seu tempo entre tocar no porão de sua casa e assistir a jogos de tênis. A primeira vez que o grupo se apresentou com este nome foi no Marquee Club, de Londres, em 12 de julho de 1962. Nem Watts nem Wood faziam parte da formação original. (SD)



Texto Anterior: Música: Começa hoje nos EUA o "Ano Rolling Stones"
Próximo Texto: Os 40 anos dos Rolling Stones em músicas e CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.