São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS

Série "documental" traz "realidade" falsa

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A série "Intervenção", que estréia segunda no A&E Mundo, propõe-se a mostrar a "realidade" de dois usuários de drogas. Esqueça. Fora algumas cenas de consumo de cocaína, crack e afins, jogadas gratuitamente no programa, nada parece real.
"Intervenção" passa mais de meia hora explorando a vida de Alyson, 27, ex-estagiária da Casa Branca, e Tommy, 38, ex-executivo que vendeu até a casa para pagar traficantes. Eles se drogam diante das câmeras e narram seus medos. Numa edição lenta e pouco criativa, seguem depoimentos dos pais, irmãos, amigos: "Ele não é mais a mesma pessoa", "Nós a estamos perdendo", "A droga está matando a família" e por aí vai.
O lacre de "TV realidade" é tão impróprio que transforma drama em comédia ao mostrar Tommy roubando um suco em uma loja. É óbvio que aquele roubo não ocorria ali, diante das câmeras.
"Intervenção" também acompanha Tommy em uma "invasão" ao café da manhã de um hotel. Ele se finge de hóspede, mata a fome e sai sem pagar. Ele e toda a equipe do documentário. Lembra as pegadinhas de programa "trash".
Mas a série mostra-se mesmo falsa quando entra na intervenção propriamente dita. Funcionários de clínicas vão à casa dos dois, dão conselhos à família e levam os usuários a um tratamento de 90 dias. A família sente-se aliviada, chora. Alyson e Tommy partem felizes com seus interventores.
Em menos de 20 minutos, o programa traz algumas imagens dos dois dentro da clínica, declarações sobre "estar limpo".
Como num "reality show", tudo acaba bem. Ao final dos três meses, eles voltam saudáveis para casa. Com isso, "Intervenção", mais que irreal, torna-se irresponsável.


Intervenção
Quando:
segunda-feira, às 22h; no A&E Mundo


Texto Anterior: Multilivros
Próximo Texto: Drauzio Varella: A memória da velhice
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.