São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comida japonesa é tema do sexto livro

Próximo volume da coleção chega às bancas no domingo, dia 10 de setembro

Publicada originalmente pelo jornal espanhol "El País", série "Cozinha País a País" reúne 20 livros sobre a culinária de diversas nações


RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em todo o Ocidente, o arroz, os peixes e o hashi (os pauzinhos que fazem as vezes de talher) são as faces mais conhecidas da cozinha do Japão. O sexto volume da série "Cozinha País a País", que reúne 20 livros sobre a culinária de diversos países, chega às bancas no próximo domingo, dia 10, traçando um panorama da cozinha japonesa para além desses itens.
Antes de apresentar seus principais ingredientes, a introdução do livro salienta como essa cozinha, ao mesmo tempo simples e refinada, estimula a harmonia entre o homem e a natureza, valorizando a saúde nos cozimentos rápidos, na ausência de gorduras e na abundância de hortaliças e legumes.
Uma refeição típica no Japão é composta de diversos pratos, servidos todos ao mesmo tempo. "Arroz, um missoshiro ou outra sopa leve, como a de algas, uma salada e um peixe grelhado são o mais comum", afirma Tsuyoshi Murakami, chef do Kinoshita, na Liberdade. "Sushi e sashimi equivalem ao vatapá, ou seja, são pratos para ocasiões especiais."
As sopas compõem a maior parte das entradas, como o udon, um caldo com macarrão. Por serem fundamentais na dieta dos japoneses, os legumes ganham um capítulo à parte. Em diversas espécies, os peixes ocupam grande parte do receituário. Mais caras e escassas, as carnes aparecem no sukiyaki, que dá nome ao recipiente utilizado para prepará-lo na mesa. O frango aparece na forma de yakitori, um espetinho servido com molho adocicado.


Texto Anterior: Saiba mais: Exageros marcam 3º ano do seriado
Próximo Texto: Degustação une pratos orientais e vinhos alemães
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.