São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Filme retrata mudança de hábito nos EUA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A cena de que mais recordo em "Assim Caminha a Humanidade" (TCM, 22h; classificação indicativa não informada) é aquela em que vemos a pegada de James Dean na tela e, aos poucos, a terra começa a se sujar de negro, até que notamos tratar-se de petróleo.
Estamos em outros tempos. O petróleo brotava da terra, por assim dizer, e a América era feliz. Hoje temos que ir às profundezas últimas (o chamado pré-sal) para achar algo.
Mas o petróleo não é razão para esquecer que o assunto do filme é um tanto diferente. Trata-se do momento em que a economia do Texas (ou outro Estado ali perto) passa do gado ao petróleo, da criação à extração. É à mudança nos hábitos que mais se dedica George Stevens.
Na hora do almoço, "O Segredo" (AXN, 12h; classificação indicativa não informada), de James Foley: de virar o estômago, mas soberbo. De madrugada, "A Última Sessão de Cinema" (TCM, 1h25; não recomendado para menores de 14 anos).


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Paisagem submersa, fotografias de cena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.