São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escritor português elabora ficção com formas geométricas

Gonçalo M. Tavares lança no Brasil nova obra de sua série 'O Bairro' e participa amanhã da Bienal do Rio

"O Senhor Swedenborg e as Investigações Geométricas" traz mistura de matemática com linguagem literária


DO RIO

É possível escrever literatura utilizando formas geométricas -triângulos, quadrados, círculos?
Gonçalo M. Tavares, um dos principais escritores portugueses da atualidade, crê que sim, e tenta prová-lo com "O Senhor Swedenborg e as Investigações Geométricas", obra que ele lança agora no Brasil.
Ele participa amanhã, às 14h, da Bienal do Livro do Rio.
"Minha ideia era ver se um quadrado pode emocionar. As formas geométricas do livro são quase como um alfabeto", diz o autor à Folha em um encontro após sua palestra na Casa do Saber do Rio.
"A certa altura, espero eu, as pessoas começam a ler os desenhos como se fossem frases. E isso me agrada, porque é uma recuperação da origem comum de tudo, que é o traço. Ele dá origem ao desenho, à letra e ao número."
Para aqueles que têm horror às ciências exatas, cabe dizer que não se trata de um livro de geometria como os escolares, mas sim de uma obra literária: as frases geométricas que Tavares cria (desenhando retas, curvas, polígonos) se ligam ao texto de forma lógica.
"O mundo da matemática e o da linguagem estão naturalmente juntos, e eu tento não separá-los", disse o autor, que afirma quase ter escolhido a carreira de matemático aos 18 anos.

HABITANTE DO BAIRRO
"O Senhor Swedenborg" faz parte da série "O Bairro", uma das que deram fama a Tavares -a outra é a tetralogia "O Reino", já lançada no Brasil e que teve um de seus volumes, "Jerusalém", premiado com o Portugal Telecom de Literatura em 2007.
"O Bairro" já tem dez livros publicados em Portugal e agora soma oito lançados no Brasil (dentre eles "O Senhor Valéry e a Lógica" e "O Senhor Brecht").
É um projeto ainda em aberto; no desenho que ilustra o bairro, e que aparece no início de cada um dos livros da série, há 39 habitantes, gente como os senhores Pessoa, Pirandello, Warhol, Orwell e Cortázar.
Apesar de terem os nomes de pessoas que realmente existiram -Emanuel Swedenborg (1688-1772), a propósito, foi um cientista e teólogo sueco-, os "senhores" de Tavares são "personagens de ficção", ele diz.
"Os nomes das personagens são homenagens aos escritores, mas é como dar o nome de um escritor a uma rua. Não temos a expectativa de que a rua se pareça com o escritor", acrescenta. (MARCO AURÉLIO CANÔNICO)

O SENHOR SWEDENBORG E AS INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS
AUTOR Gonçalo M. Tavares
EDITORA Casa da Palavra
QUANTO R$ 21 (112 págs.)




Texto Anterior: Ficção/Não ficção
Próximo Texto: Raio-X: Gonçalo Tavarez
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.