São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Seriado tem alternativas ao padrão da TV

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na seqüência de programas como "Brasil Legal", "Muvuca" e "Brasil Total", foi ao ar no último sábado a mais nova versão de uma linhagem de realizações que busca revelar e promover encontros entre pessoas que não fazem parte do show business e que pensam diferente.
"Tá Dominado" é o título do seriado de quatro programetes de oito minutos que estreou no último sábado, como quadro do "Altas Horas", de Sérgio Groisman.
A série acompanha as aventuras de Camila e Maíra, duas animadas moradoras do morro do Cantagalo, em encontros inusitados em diversas regiões do Brasil. No primeiro curta, as duas, negras, vivazes dançarinas, grandes, ativas participantes de projetos culturais na comunidade, se encontraram com também animadas "cowgirls", moças loiras e ricas da goiana cidade de Rio Verde.
A interação revela por exemplo os diferentes significados possíveis para o uso da palavra "vaca" quando usada para caracterizar uma mulher. O que é pejorativo no Sudeste, no Oeste bovino ganha sentido altamente positivo.
A interação entre as meninas é gravada e exibida para seus amigos do Cantagalo, que por sua vez reagem diante da atuação das duas apresentadoras. Algumas dessas opiniões críticas são registradas e inseridas no curta, que ganha assim diferentes níveis de intervenção e interação.
A televisão corre o risco de ficar jurássica se não explorar a flexibilidade que a tecnologia permite. Elementos como rostos e corpos que fogem aos padrões consagrados de beleza. Assuntos que não se enquadram na pauta dos grandes acontecimentos nos bairros centrais das principais cidades do país e sotaques variados estão ausentes da programação convencional da TV.
"Tá Dominado" se insere em uma seqüência de programas que abre espaço para formar talentos alternativos aos usuais estereótipos. Vale conferir a evolução das meninas nos próximos sábados.


Esther Hamburger é antropóloga e professora da ECA-USP

Texto Anterior: Debate: "Said e os Não-Europeus" discute livro
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Revelações num maço de cigarros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.