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COMIDA
A maçã de Adão
NINA HORTA
Quem é que pensa que o
principal da comida são as
receitas? Nãããão. Comida é também para deixar o olho parado,
pensando.
Fui a alguns filmes da Mostra
de Cinema, assim no chute, tinha
comida no título, lá ia eu, deixando os nacionais de lado, mais fáceis de assistir depois.
O primeiro foi o documentário
"Sabores de Bowery Dish", decepcionante. Mostra um bairro passando por um processo de "gentrification", e o bairro se modifica
porque é comprado por gente
mais rica do que os antigos proprietários. Foi o que aconteceu
em Nova York, com o bairro de
Bowery, lugar de bêbados, drogados, doentes, que aos poucos se
transforma ao ser invadido por
restaurantes finos e galpões reformados em lofts milionários.
Depois, "Dumplings", um filme
chinês de diretor e atores conhecidos. Este, muito bom, muito louco, transgressor, te deixa em suspense do começo ao fim, é uma fábula cômico-surrealista de terror,
e vale a pena só para ver a destreza da atriz principal fazendo as
trouxinhas transparentes de farinha de trigo e recheando-as com...
restos de fetos humanos abortados. Foi a idéia que a ex-ginecologista sexy e safada teve para remoçar as pessoas. É seu trabalho.
Conseguir o material a duras penas, rechear as trouxinhas com
ele, cozinhá-lo num caldo, numa
cozinha mínima, provar pedacinhos (que a fazem moça também) e torná-lo apetitoso para a
artista ainda bela que não quer
ficar velha e perder o marido rico.
No começo o canibalismo é
exercido com um certo asco pela
cliente, mas não leva tempo e já
está mastigando os ossinhos, croc,
croc, ao pensar nos resultados.
Uma sátira às gerações que perseguem a todo custo a juventude.
Horripilantemente bom.
Quando acabou a sessão, um
bando de mulheres teve um ataque histérico de riso que se espalhou pela sala toda do cinema, como numa catarse.
O terceiro filme chama-se "Tapas" e se passa no bairro de periferia Hospitalet de Llobregat, em
Barcelona. São cinco histórias entrelaçadas, cinco tapas, tendo como pano de fundo um verão de
rachar. A comida entra naturalmente, porque, na Espanha, comer é viver.
O dono do bar (que atazana
tanto a mulher-cozinheira que a
faz fugir), o substituto chinês, um
pequeno, jovem, ótimo chef (que
até assiste às escondidas uma aula do Ferran Adrià na TV compartilhada pelos espectadores), a
velha que sustenta o marido
doente através de métodos nada
convencionais, as fofocas de rua,
inconsistentes, assim é se lhe parece... tapas, pequenos tapas inocentes, que de inocentes não têm
nada. Bastante bom.
E o último da série, "Adam's
Apples", uau, é no que dá ir ao cinema pelo título. O pomo de
Adão. A maçã de Adão. Dinamarquês. Foi como um soco no estômago. Não se fazem mais comédias como antigamente. Você ri e
fica sem ar ao mesmo tempo. Antes de ir ao cinema pegue o Livro
de Jó e faça uma leitura profunda,
pois o ponto crucial é este. Quem
encheu as maçãs de corvos e vermes, quem matou a mulher do
padre, quem fez seu filho nascer
deficiente, por que o forno não
funciona, por que o reverendo
tem um câncer do tamanho de
uma bola de futebol na cabeça,
quem deixou Hitler pintar e bordar? Deus ou o Demônio?
São as duas teorias que lutam
entre si numa igrejinha rural onde um padre recebe presos para o
ajudarem. O padre é o Bem tresloucado, os homens são o Mal
personificado. Um neonazista
chega nesse lugar (que de tão bonito só faz pensar em Deus), e o
padre lhe pergunta o que quer fazer como projeto de vida no pouco tempo que vai ficar lá. Desdenhoso e irônico, ele responde que
quer assar uma torta de maçã
com as maçãs da árvore frondosa,
orgulho da paróquia. O padre
acredita e...
O filme é muito bom, uma sátira de novelas de redenção, violenta e cômica ao mesmo tempo, e
quando se pensa que lá vem um
clichê, com santinho e tudo, vem
o tiro na cara. Perdoem-me, não
aconselharia como filme culinário, mas que tem uma torta de
maçã, tem. Pequenininha e emborrachada, mas tem.
@ - ninahort@uol.com.br
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