São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2006

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crítica

CD impecável tira ouvinte de plano mediano

DA SUCURSAL DO RIO

A abertura de "Mar de Sophia" com a força de "Canto de Oxum" (Toquinho/Vinicius de Moraes), em que Maria Bethânia passa do grave ritualístico para um agudo idem (e raro em sua carreira), já arranca o ouvinte do plano mediano e o lança em algo maior e instável, como o mar. O jogo está ganho, mas ela prossegue num CD impecável.
Os versos de Sophia de Mello Breyner integram o conjunto de rasgos curtos e profundos, como são as citações de Dorival Caymmi: "O Vento", "Cantiga da Noiva" e "Canto de Nanã", que fecha o círculo aberto com o canto inicial.
Em 8 das 15 faixas, a percussão de Naná Vasconcelos é fundamental. Sem o virtuosismo que o torna às vezes maçante, ele reveste o ambiente para a voz de Bethânia navegar.
O peso ancestral fica explícito nas cirandas de domínio público e em duas letras de Paulo César Pinheiro: "Iemanjá Rainha do Mar", com melodia medieval de Pedro Amorim, e "A Dona do Raio e do Vento", reverência a Iansã.
Em outro bom momento, Bethânia emenda "Debaixo d"Água", letra de Arnaldo Antunes sobre os bons tempos do útero, com "Agora", dos Titãs, em eficiente tom rap. As dores de amor emocionam em "Floresta do Amazonas", de Villa-Lobos, "Lágrima", valsa do mestre do samba-de-roda Roque Ferreira, e "As Praias Desertas", de Tom Jobim.
"Pirata", embora também coeso, tem impacto menor em momentos como "Eu que Não Sei Quase Nada do Mar" (Ana Carolina/Jorge Vercilo). Mas há "O Tempo e o Rio" (Edu Lobo/Capinam), beleza recorrente na discografia de Bethânia, e a sofrida "Os Argonautas", de Caetano. Também é dele "Onde Eu Nasci Passa um Rio", aboio que Bethânia não gravara. Agora a música está completa. (LFV)

MAR DE SOPHIA     

PIRATA    
Artista: Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Quanto: R$ 39 cada, em média


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