São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2006

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CINEMA

Fundo vai lançar em Berlim nova distribuidora de filmes

DA REPORTAGEM LOCAL

O cinema brasileiro ainda não consolidou a conquista de seu próprio mercado, mas os gestores do Funcine [Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional] Rio Bravo acham que já é hora de "atacar" outros territórios.
O fundo prepara para lançar em fevereiro, durante o Festival de Berlim, uma distribuidora de títulos brasileiros no mercado internacional. A empresa vai atuar na pré-venda [contratos de distribuição feitos antes das filmagens], na venda e na co-produção de filmes, como informa Thierry Peronne, gestor do Rio Bravo.
Como impulso extra ao anúncio da distribuidora, Peronne espera obter em Berlim a seleção de "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, para a disputa pelo Leão de Ouro, prêmio máximo da mostra. "Vamos lutar pela competição. O filme merece."
"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", que estreou ontem no Brasil, com orçamento próximo dos R$ 5 milhões, é o segundo filme a chegar aos cinemas tendo investimentos do Funcine.
O primeiro foi "O Maior Amor do Mundo", de Cacá Diegues, com orçamento em torno de R$ 9 milhões, cujo resultado de público [na casa dos 200 mil espectadores] "foi decepcionante", como afirma Peronne.
"O mercado como um todo não está bom", diz o investidor, referindo-se à recente tendência mundial de queda de público em salas de cinema. No caso do longa de Diegues, Peronne espera equilibrar as contas com as vendas internacionais do título, que, segundo ele, têm "perspectivas muito boas".
A produção brasileira teve pico de participação no mercado interno em 2003, com 21% do total de público. Desde então, a cifra decresce.
Para 2006, o Funcine Rio Bravo analisa investimentos da ordem de R$ 20 milhões, em produção de filmes (há seis em estudo) e também em empresas de exibição. (SA)


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