São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Lanterna Verde" ganha traço brasileiro

Ivan Reis é quadrinista da minissérie "A Guerra dos Anéis", principal atração da revista que chega às bancas

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é mais novidade, hoje em dia, que quadrinistas brasileiros trabalhem para editoras norte-americanas -especialmente no mercado dos super-heróis. Entre eles, um dos maiores destaques é Ivan Reis, eleito em 2007 pela "Wizard", revista especializada em HQs, o melhor desenhista do ano por seu trabalho em "Sinestro Corps Wars". E é esta minissérie, que teve seu título traduzido como "A Guerra dos Anéis", a principal atração da revista mensal "Dimensão DC - Lanterna Verde", novidade nas bancas brasileiras.
Reis desenha uma das revistas do Lanterna Verde, personagem da editora DC que flerta com a ficção científica. Os lanternas verdes são uma espécie de "policiais espaciais" espalhados pelo universo. São milhares de personagens, mas as histórias enfocam os poucos terráqueos que fazem parte da equipe. E Reis, por sua vez, tem ilustrado as histórias do mais conhecido deles, Hal Jordan.
Para o desenhista, o que chamou a atenção dos críticos da "Wizard" em seu trabalho foram as complexas cenas de batalha e as páginas duplas. "Como o roteiro se passa tanto em cidades normais como em planetas distantes, englobou todo tipo de design e conceitos que eu podia desenvolver, indo de pessoas normais a espaçonaves e civilizações alienígenas", conta. Como Geoff Johns, o roteirista, manda scripts que deixam o desenhista com liberdade para compor, Reis aproveita para esbanjar seu detalhismo e criatividade.
Por exemplo, há uma cena de página dupla que conta com mais de 300 personagens - alguns homenageiam "raças alienígenas" já apresentadas na editora DC, mas outros são criação do próprio Reis. "Por mais que você pesquise raças alienígenas, ainda tem que inventar", conta. Sobre o conteúdo da mini, o brasileiro afirma que "as HQs de super-heróis estão ficando mais tensas e densas". "À medida que vamos criando e lendo quadrinhos, vamos exigindo tramas mais elaboradas. Não fica só no herói versus vilão, é uma evolução natural."
"A Guerra dos Anéis" é uma história "fechada" (tem início e fim), em 11 partes, que integra a revista mensal do Lanterna Verde. Além disso, faz parte de uma saga maior, que está redefinindo a mitologia ligada ao personagem. "É essa saga que definirá como o Lanterna Verde será visto pelos próximos 20, 30 anos", prevê o brasileiro.


DIMENSÃO DC - LANTERNA VERDE
Autor: Geoff Johns, Ivan Reis e outros
Editora: Panini
Quanto: R$ 6,90 (a primeira edição tem 96 págs.)



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: Andréia dois
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.