São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mariana restaura órgão de 300 anos

DO ENVIADO A MARIANA

Paralelamente ao Projeto Acervo da Música Brasileira Restauração e Difusão de Partituras, Mariana está levando a cabo um outro projeto musical importante: o restauro do tricentenário órgão da Sé local.
Construído na Alemanha, em 1701, por Arp Schnitger, o órgão da Sé de Mariana chegou ao Brasil em 1753, como presente de d. João 5º, rei de Portugal, ao bispo de Mariana.
O instrumento sofreu uma reforma no período de 1977 a 1984. Em 2000, começou uma nova etapa de recuperação, com a troca do fole e a reinserção do manual original, que havia sido substituído no restauro da década de 80.
Agora, três técnicos suíços da firma Edskes Orgelbauer trabalham para restaurar o tamanho original dos tubos e, desta forma, devolver o órgão à sua afinação original, de 440 Hz.
"Em algum momento, no século 19, os tubos foram cortados, para "arredondar" o som do órgão e diminuir o seu brilho", afirma Elisa Freixo, organista titular da Sé de Mariana. "Os tubos estão sendo realongados, para que o órgão seja um modelo instigante de como era o som no século 18. Ele não é um instrumento tão grande, mas impressiona justamente pela qualidade do som". Com 18 registros, distribuídos em dois manuais, o órgão tem mais de mil tubos. Sua reinauguração está prevista para o próximo dia 9 de dezembro, encerrando um processo que consumiu R$ 160 mil da Petrobras e R$ 60 mil da Fundação Vitae. (IFP)


Texto Anterior: Erudito: Projeto põe em circulação acervo de música colonial
Próximo Texto: Literatura: Livro detalha as dimensões econômicas da criação literária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.