São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro tempera receitas com crônicas

"A Conversa Chegou à Cozinha", da chef Rita Lobo, combina passo-a-passo de pratos com anedotas

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A definição vem de Nina Horta, colunista da Folha que assina a apresentação de "A Conversa Chegou à Cozinha -Crônicas e Receitas", de Rita Lobo, lançado hoje: "Não é livro para sonhar".
Isso porque, do prosaico pudim de leite aos "empolados" ovos benedicts com salmão defumado, do nosso camarão ensopado com chuchu à francesa cocotte de cogumelos paris, limão e parmesão, a autora descomplica a cozinha, acenando para os não-iniciados nas artes de forno e fogão.
E vai além: tempera suas receitas com anedotas sobre a infância na Alcatéia (a casa de praia da família Lobo), uma visita a um astrólogo, uma partida de tênis na qual o que de fato interessa é o bufê servido ao lado e, acima de tudo, a prole -Rita é mãe de Gabriel e Dora.
"Me descobri na maternidade; foi a coisa mais relevante da minha vida até agora. Fico meio "samba de uma nota só" [em torno desse tema] no livro", brinca ela.
"A Conversa..." reúne 24 crônicas que nasceram como posts de Rita em seu blog no site Panelinha. "Retoquei todas. No blog, há uma temporalidade que não cabe no livro. E, às vezes, tinha muita informação sobre o preparo de um prato.
Enxuguei para colocar a receita depois", explica a autora.

"Mudcake" para dias ruins
A cada texto corresponde ao menos uma receita (são 49, no total) -tudo em livre associação de idéias. É assim que o relato de um dia modorrento introduz o passo-a-passo de um "mudcake" (em inglês, "mud" significa lama) ou a historieta do preparo de brigadeiros no aniversário de Gabriel precede a receita de um molho à bolonhesa (que esteve no menu comemorativo dois anos antes).
Autora de "Cozinha de Estar" e "Culinária para Bem-Estar -Receitas Anti-TPM", Rita diz que se permitiu, no trabalho de agora, um grau maior de exposição. "Ficava preocupada em revelar a minha intimidade, em falar algo e depois me contradizer. O exercício do blog vai dando liberdade e segurança."
Segurança que não lhe falta para pontificar: "Não existe receita gostosa ou não. Há receita boa, no sentido de ser escrita de um jeito que as pessoas consigam fazer, ou ruim, no sentido de omitir alguns trechos. Ganho o dia quando vêm me dizer que uma receita deu certo!".

A CONVERSA CHEGOU À COZINHA - CRÔNICAS E RECEITAS
Autora: Rita Lobo
Editora: Ediouro
Quanto: R$ 49,90 (224 págs.); lançamento hoje, às 19h, na Livraria da Vila (al. Lorena, 1.731, São Paulo)



Texto Anterior: Crítica: Os comunistas nunca souberam lidar com a arte
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Liqüidação total
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.