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CINEMA
1999 foi o ano em que...
LÚCIO RIBEIRO
Editor interino da Ilustrada
...BRUXA DE BLAIR
decretou o fim do cinema como o
conhecíamos. Documentário que
todo mundo foi ver sabendo que
não era um documentário. Apavorante filme de terror em que
não há sustos, monstros, fantasmas. Nem mesmo a bruxa prometida. "Blair" promoveu, em
detrimento do milionário cinema
dos efeitos especiais, o resgate da
fórmula de terror de "O Iluminado", de Hitchcock, de "O Exorcista", que explorava o medo do
desconhecido, do que não se vê
ou do que se acha que vê. Produção das mais adoradas e, na mesma medida, das mais odiadas.
Bruxaria foi como esse filmeco
independente transformou rapidamente míseros US$ 35 mil de
custo de produção em quase US$
150 milhões em bilheterias só nos
EUA, com dois diretores e uma
trinca de atores totalmente desconhecidos. Talvez o maior e
mais eficaz boca a boca da história, se tornou fenômeno de marketing sem inicialmente gastar
um tostão em... marketing. Em
poucas semanas, o filme foi de
uma sala em Nova York para 27
salas nos EUA todo, depois, para
800 salas e, por fim, para 2.538 salas, expulsando dos cinemas os
blockbusters de verão, tipo "As
Loucas Aventuras de James
West", "Star Wars" e "Noiva em
Fuga". Foi o mais bem resolvido
uso de hiperrealidade: atores usaram seus nomes verdadeiros na
trama e foram jogados em uma
floresta sem saber ao certo quais
cenas iriam filmar. À noite, eram
visitados pelos diretores, que interferiam no cenário sem avisar
os protagonistas. As imagens vistas no filme saíram exclusivamente das câmeras usadas pelos
atores no "documentário" que
foram fazer na floresta. Quando o
filme foi lançado, no Sundance,
em janeiro de 99, os atores não
compareceram às entrevistas de
divulgação, sob a desculpa de terem "desaparecido" na floresta
durante as filmagens. Filme digital barato e caseiro, é o mais frutífero exemplo da união entre cinema e Internet. Antes mesmos dos
créditos iniciais, na tela, a história
"verdadeira" de "Blair" já havia
começado na rede de computadores, na qual circulavam cenas
do filme. Antes de uma "segunda
estréia", no começo de agosto,
quando o fenômeno foi assimilado pela indústria, o site do filme
já contabilizava mais de 21 milhões de consultas. A conceituada
revista "Wired" recentemente
discutiu a dimensão desse fenômeno e a possibilidade de filmes
como "Blair" aparecerem aos milhares na próxima década. Se o cinema em 1999 tem uma cara, é a
da menina de touca e olhos arregalados, derramando uma lágrima, tendo por fundo a escuridão.
...MATRIX
foi até onde os
filmes de ficção científica podem
mesmo chegar. A produção marcou ainda a ressurreição da carreira de Keanu Reeves, um hacker de computador que é chamado para salvar o mundo das mãos
de um supercomputador. Tal
qual um "Blade Runner" às portas do novo século, discute o sentido da vida na linguagem cyberpunk, botando no mesmo disquete o supra-sumo da cultura
pop e um atual resgate do apelo
religioso nesta época materialista.
...CENTRAL DO BRASIL
deu sentido cinematográfico à frase futebolística "a pátria
de chuteiras", quando o filme fez
o país criar uma corrente para a
frente para que o mais bem sucedido exemplar do cinema nacional ganhasse o Oscar de melhor
filme estrangeiro. Perdemos para
a Itália. "A Vida É Bela", do "técnico" Roberto Benigni, bateu o
Brasil de Walter Salles.
...DE OLHOS BEM FECHADOS
serviu de testamento cinematográfico para
Stanley Kubrick, genioso/genial diretor, morto em março último,
pouco depois de finalizar a obra.
Um dos mais aguardados, o controverso filme, que levou 15 meses para ser feito, trouxe na trama
Tom Cruise, Nicole Kidman, sexo, traição, paixão, vida e morte,
sonho e realidade, tudo servido à
moda Kubrick, o que é certeza de
receita das mais saborosas.
...STAR WARS
em sua
prequela número um, chamada
de "A Ameaça Fantasma", foi sucesso de bilheteria, sim, mas deixou um gosto de frustração até
para a legião mundial de fãs que o
filme formou depois que George
Lucas mudou a história do cinema com os três primeiros episódios da série. O tempo não perdoou a prequela.
...SEXTO SENTIDO
foi
outro belo exemplo do resgate do
"thriller" psicológico e outro significativo exemplo de filme indie
que vira campeão de bilheterias.
A produção revelou Haley Joel
Osment, que faz o menininho infeliz por receber visitas de pessoas mortas. Com um dos finais
mais comentados dos últimos
anos, o filme serviu para levantar
a carreira de Bruce Willis, que andava meio morto para o cinema.
...CLUBE DA LUTA
provocou as mais diversas reações em todos que o viram, menos a da indiferença. No filme,
Edward Norton e Brad Pitt fazem
apologia à violência como escape
da rotina. Distribuem murros um
no outro em nome da diversão,
do desabafo, para dar mais sentido a suas vidas frustradas e sem
graça. No Brasil, o perturbador
"Clube da Luta" ficou ainda mais
polêmico depois que uma sessão
do filme foi sede do conhecido
massacre do cinema, quando um
estudante de medicina fuzilou a
platéia em um shopping paulistano.
...O OSCAR
premiou com
sete estatuetas a comédia "Shakespeare Apaixonado", incluindo a de melhor filme e de atriz,
para Gwyneth Paltrow, que, entre
outras, venceu a "nossa" Fernanda Montenegro. Cannes 99 esnobou os grandes nomes e deu sua
Palma de Ouro ao drama belga
"Rosetta", de Luc e Jean-Pierre
Dardenne, e seu Grande Prêmio
do Júri ao policial "A Humanidade", do francês Bruno Dumont.
...VAMOS NESSA E CORRA LOLA CORRA
foram disparadas as duas melhores produções teens, de visual
moderno, estruturas narrativas
fora do padrão e que aproximaram o cinema da música eletrônica. "Vamos Nessa" bebe em
Quentin Tarantino e tem sua graça, entre muitas coisas, na fragmentação de tempo e espaço na
condução do roteiro. "Corra Lola
Corra" é jóia rara do novo cinema
alemão e brinca com o destino ao
mostrar três versões da mesma
história, que, com pequenas modificações, produzem finais completamente díspares.
...STIGMATA, FIM DOS DIAS, DOGMA E THE OMEGA CODE
estabeleceram a versão cinema para o crescente filão já batizado de
"entretenimento cristão". A proximidade do ano 2000 fez com
que Hollywood explorasse o declínio das religiões tradicionais e
botasse nas telas desde o fenômeno das chagas de Cristo até o mais
completo final dos tempos, patrocinado pela vinda do Diabo a
Nova York. "Fim dos Dias" e
"Stigmata" estão em cartaz.
"Dogma" estréia dia 14 e "The
Omega Code", sem previsão.
...TUDO SOBRE MINHA MÃE
,do exagerado diretor espanhol Pedro Almodóvar, é o favorito disparado ao Oscar 2000 de melhor filme estrangeiro. Pai travesti que engravida
uma freira, filho atropelado e
atriz lésbica compõem a trama.
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