São Paulo, Terça-feira, 04 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO 2000
Primeiro semestre tem 'Dogma'

da Redação


Confira abaixo alguns dos lançamentos que chegam (quase todos) ao Brasil nos primeiros meses de 2000.

POKÉMON, O FILME -
O desenho mania, que saiu da TV japonesa e ganhou o mundo, originou o longa de animação mais esperado do ano. Estréia na próxima sexta, 7 de janeiro.

ANNA E O REI -
Na semana passada, o filme foi proibido na Tailândia, onde se passa a história, pois as autoridades locais alegam que há imprecisões históricas no roteiro. A produção fala da relação entre o rei do Sião (como se chamava o país em 1862) e a preceptora ocidental de seus filhos. Estréia no próximo dia 14.

DOGMA -
Também deve chegar no dia 14 o filme de Kevin Smith que a igreja tentou impedir porque vai contra tudo que pode ser chamado de dogma (verdade inquestionável da fé católica): anjos caídos (Matt Damon e Ben Affleck), Deus mulher (Alanis Morissette) e até um 13º apóstolo.

ASTERIX E OBELIX -
A data ainda é incerta, mas deve ser no dia 21 deste mês a chegada da dupla dinâmica dos quadrinhos franceses às telas brasileiras. Christian Clavier é Asterix, e Gérard Depardieu faz Obelix no filme de Claude Zidi.

VIVENDO NO LIMITE -
Martin Scorsese põe junto na tela, pela primeira vez, o casal Patricia Arquette e Nicolas Cage. Ele é um paramédico atormentado por visões das pessoas que não conseguiu salvar e se torna próximo da filha de uma paciente que salvou, Mary. Previsto para 28 de janeiro.

O HOMEM BICENTENÁRIO -
Robin Williams é Andrew, um robô feito para trabalhar em casa de família que logo se mostra um andróide incomum, pois experimenta emoções. A história é de Isaac Asimov, e o filme, de Chris Columbus. Previsto para o dia 28.

O COLECIONADOR DE OSSOS -
Denzel Washington é o perito forense que ficou tetraplégico em um acidente. Angelina Jolie é uma novata que, a contragosto, vê-se envolvida na investigação que ele, em sua condição, não pode levar adiante, e cujo objetivo é prender um serial killer. Previsto para 11 de fevereiro.

BELEZA AMERICANA -
O grande nome do Globo de Ouro (seis indicações), a prévia do Oscar. Foi considerado pela crítica americana como um dos melhores, senão o melhor, filme de 99. É a estréia no cinema do diretor teatral inglês Sam Mendes. Tem o grande Kevin Spacey no papel de um pai de família frustrado, que vive mal com sua mulher, Annette Bening, e a filha, Thora Birch. Previsto para o final de fevereiro.

O INFORMANTE -
História real de Jeffrey Wigand (Russel Crowe), vice-presidente de pesquisa da maior fabricante de cigarros dos EUA que, demitido em 93, viola o contrato de sigilo sobre os resultados de suas pesquisas. Al Pacino é Lowel Bergman, jornalista do "60 Minutes" que acolhe suas revelações explosivas sobre a adição nos cigarros de elementos cancerígenos destinados a acentuar o vício. Mas a entrevista exclusiva é censurada, o que gera outra guerra, entre o produtor do programa e a rede de TV pela sua exibição. Fevereiro/Março.

FANTASIA 2000 -
Os EUA e a Europa já tiveram sua estréia no primeiro dia do ano. Aqui, só deve chegar em 4 de agosto a nova versão do sonho animado de Disney de levar música clássica às massas. Do original, só restou o antológico "O Aprendiz de Feiticeiro", com Mickey tentando encantar vassouras para que façam seu trabalho.


Texto Anterior: Os filmes do ano
Próximo Texto: Música: 1999 foi o ano em que...
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.