São Paulo, quarta-feira, 04 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Especial ilumina "Girassóis" de Van Gogh

DA REPORTAGEM LOCAL

Vincent van Gogh (1853-1890), por personificar o artista de vida trágica, gênio difícil e reconhecimento póstumo, é fonte quase inesgotável de um sem-número de leituras televisivas e ficcionais.
No entanto, na série "A Vida Privada das Obras-Primas", a britânica BBC, com sua inquestionável qualidade, faz um documentário relevante a respeito de um trabalho-chave na obra do artista holandês: "Os Girassóis" (1888).
Apesar de o título enveredar, às vezes, por uma dramaturgia rala -utilizando fundo musical tenso para exibir o difícil relacionamento entre Gauguin (1848-1903) e Van Gogh-, é indubitável a pesquisa e o apuro na montagem didática, mas não boba.
"Os Girassóis", tela mais vista da londrina National Gallery, ainda desperta olhares inquietos por diversos elementos. Talvez um dos mais importantes seja a utilização de um amarelo-cromo quase metafísico, que, sabemos pelo documentário, só foi possível com o avanço da química industrial a partir de 1809. A produção também liga o girassol à simbologia religiosa holandesa de celebração da vida, presente em livros cristãos da época.
Sua opção pela utilização de diversos tons de cor, em pinceladas carregadas do gesto do artista, marcadas e espessas, a afasta dos outros girassóis de telas de Van Gogh, que utilizavam mais contrastes. O brilho sobrenatural se mescla à busca de uma luz mais intensa, que o artista vai buscar no sul da França, em Arles, onde queria formar uma comunidade artística de vanguarda e, após convivência conturbada com Gauguin, se revela fracassada. Em 1890, se suicida com um tiro no peito e dá fim a uma existência de tormenta, mas pontuada por luzes como as que o girassol da tela de 1888 exala com brilho. (MG)


A Vida Privada das Obras-Primas
Quando:
hoje, às 22h, no Film&Arts


Texto Anterior: Comodoro apresenta terror italiano
Próximo Texto: Artes plásticas: Cézanne ganha retrospectiva no centenário da morte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.