São Paulo, quinta-feira, 04 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comida

Dicas de mestres

Edição nacional de "Segredos de Chefs" reúne 80 truques dos mais importantes chefs dos EUA e traz ainda sugestões de três profissionais que atuam no Brasil

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sabe fazer um empanado sem sujar toda a cozinha? Lavar e cortar salsinha sem deixá-la grudenta? E preparar uma massa caseira perfeita? Ou, ainda, fazer um suflê de chocolate com antecedência? As chaves para esses e outros truques culinários estão no recém-lançado livro "Segredos de Chefs" (ed. Publifolha, 224 págs., R$ 39,90), organizado pela banqueteira norte-americana Francine Maroukian.
Maroukian conversou com 80 chefs que atuam em diversas regiões dos Estados Unidos para desvendar segredos que facilitam a vida do cozinheiro amador e, por que não?, do profissional. "Tentei tornar as dicas mais significativas para o leitor, por isso pedi aos chefs que contassem algo que tivessem aprendido com sua experiência, não na escola de culinária", afirmou Maroukian à Folha.
A edição nacional tem ainda a participação de dois chefs brasileiros e um "quase": Flávia Quaresma, do Bistrô Carême (RJ), Sérgio Arno, do La Vecchia Cucina (SP), e o francês Laurent Suaudeau, que se dedica atualmente à escola que leva seu nome, em São Paulo.
Com o subtítulo "As Melhores Técnicas dos Mestres da Gastronomia Atual", o livro reúne dicas variadas e técnicas explicadas passo a passo, mas não só. Alguns chefs, como a própria Quaresma, preferiram deixar registrada uma receita. "Eu queria dar algo brasileiro, e não há nada mais apropriado que nossa mandioca. Em Singapura, fiz um brunch com tapioca e as pessoas ficaram encantadas", conta. À receita original, ela acrescentou gergelim, dica que aprendeu com outra chef, Tereza Corção.
Dividida em capítulos como "técnicas", "carnes e aves", "sobremesas" e "equipamentos", a obra tem a participação de chefs conhecidos mundialmente, como o pâtissier francês François Payard e o sueco Marcus Samuelsson, chef mais jovem a receber três estrelas do jornal "The New York Times". Payard -que empresta sua grife a uma confeitaria no shopping Iguatemi, em SP- ensina uma de suas preciosas técnicas: como decorar com chocolate. "Não requer tanta habilidade -apenas um pouco de tempo e firmeza na mão", escreve.
O primeiro passo é fazer um cone com um retângulo de papel-manteiga de 20 cm x 30 cm. Depois, apoiando-o em um copo estreito, encha-o pela metade com chocolate derretido. Para finalizar, basta fechar o cone dobrando a parte de cima e cortar a pontinha com uma tesoura, para que o chocolate possa passar.
A dica, aqui resumida, não fará com que você se transforme em um dos grandes pâtissiers da América, mas certamente tornará suas sobremesas mais apetitosas -pelo menos aos olhos.


Texto Anterior: Bebida: Livros sugerem mergulho na enogastronomia
Próximo Texto: Tapioca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.