São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Contos fazem sátira mordaz dos EUA

CRÍTICO DA FOLHA

Antes da consagração no cinema, Woody Allen já era reconhecido nos EUA como comediante que se apresentava em clubes noturnos e programas de rádio e TV e também como escritor de contos humorísticos publicados por revistas de prestígio, como "The New Yorker", da qual é colaborador desde 1966.
"Cuca Fundida" (1971), "Sem Plumas" (1975) e "Que Loucura!" (1980) trazem seletas preciosas desses textos, agora reforçadas por "Fora de Órbita", que reúne 18 contos de "mera anarquia", como sublinha o título original.
Ainda que seus livros anteriores tragam um humor mais explosivo e iconoclasta, o retorno ao mercado editorial equivale ao que representou o lançamento alvissareiro do filme "Match Point" para sua carreira no cinema: eis o bom e inconfundível Woody Allen, mesmo que não seja o de safra mais notável.
O formato dos contos varia, mas o princípio é o mesmo: submeter o cenário social, cultural e político dos EUA a uma sátira devastadora com referências eruditas. Em alguns casos, notícias de jornal são ponto de partida para tramas insólitas (e trocadilhos que perdem força na tradução).
Em "Uma Surpresa Abala o Julgamento de Disney", Mickey Mouse testemunha em processo movido pelos acionistas do grupo contra o ex-presidente Michael Eisner. "Cuidado, Magnatas Caindo" satiriza produtores de Hollywood; "A Rejeição", milionários de Nova York cujos filhos estudam em escolas de elite; e "Assim Comia Zaratustra", livros de dieta.
O humor de Allen, bendito seja, não tem compromisso com nada. (SR)


FORA DE ÓRBITA
Autor:
Woody Allen
Editora: Agir
Quanto: R$ 35 (240 págs.)
Avaliação: ótimo



Texto Anterior: Novo filme saiu de peça não-encenada
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.