São Paulo, sábado, 04 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Inscrições em seis categorias vão até 15/2; prêmios incluem publicação dos melhores trabalhos e colaboração no jornal

Folha lança terceiro concurso de ilustração

DA REPORTAGEM LOCAL

Estão abertas até o dia 15 de fevereiro inscrições para o 3º Concurso Folha de Ilustração e Humor. A intenção é revelar novos talentos do desenho e selecionar colaboradores para o jornal.
O concurso está dividido em seis categorias: ilustração livre, ilustração científica, ilustração infantil, charge/cartum, quadrinhos e retratos. Os candidatos podem participar em quantas categorias desejarem, com até cinco trabalhos (em tamanho ofício, 216 mm por 355 mm) em cada categoria -com exceção de quadrinhos, em que o limite é de dez trabalhos.
Os três primeiros colocados de cada modalidade terão seus trabalhos publicados em edições dominicais da Folha e o vencedor do concurso será convidado a colaborar com o jornal durante um período de experiência de até três meses.
A comissão julgadora será formada pelo cartunista Laerte, pelo ilustrador Orlando -ambos colaboradores da Folha- e pelos jornalistas Marcos Augusto Gonçalves (editor da Ilustrada), Massimo Gentile (editor de Arte), Fábio Marra (editor interino de Arte) e Luciana Sugino (editora de Arte da Revista da Folha).

Vencedores
Esta é a terceira vez que a Folha incentiva o trabalho de novos talentos. Em 1985, em um concurso semelhante, o jornal revelou o chargista Spacca e o quadrinhista Fernando Gonsales. Em 1999, foi premiado o chargista Jean, que se tornou colaborador regular do jornal na página 2.
Gonsales era um veterinário recém-formado que gostava de desenhar animais. Ganhou o concurso do jornal com seu anti-herói urbano, o rato Níquel Náusea.
Spacca tinha 21 anos quando venceu o concurso. Na época, trabalhava em publicidade. Jean foi premiado aos 27 anos, quando se preparava para prestar vestibular para o curso de história.
Além dos três, outros selecionados passaram a trabalhar para o jornal após ser revelados pelo concurso, como o ilustrador Clayton Luiz Camargo Júnior e Fabio Zimbres, que assinou a tira "Vida Boa" na Ilustrada.



Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Música: Funk animará Carnaval carioca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.