São Paulo, Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE BERLIM
O filme brasileiro "Copo de Cólera" estará na mostra paralela do evento alemão, que começa no dia 10
Brasil não concorre a Urso de Ouro 99

das agências internacionais

A lista dos indicados para concorrer à 49ª edição do Festival de Cinema de Berlim saiu anteontem. São 25 filmes, competindo de 10 a 21 de fevereiro pelo Urso de Ouro.
O Brasil está ausente da competição. No ano passado, o vencedor do Urso de Ouro foi "Central do Brasil", de Walter Salles. O único brasileiro do festival, "Um Copo de Cólera", de Aluizio Abranches, estará na mostra paralela Panorama.
Assim como o Brasil, nenhum filme da América Latina ou da Europa Oriental estará concorrendo. Dos 25 filmes, 12 são europeus, sete vem dos Estados Unidos, três da Ásia (incluindo a Turquia), dois do Canadá e um de Israel.
Para o diretor do festival, Moritz de Hadeln, "será uma competição de extremos, com muitos diretores consagrados, como Robert Altman e Claude Chabrol, mas também com estreantes".
O júri, presidido pela atriz espanhola Angela Molina, enfrentará uma maratona de 15 estréias mundiais. Entre elas está "Existenz", novo filme do canadense David Cronenberg.
O americano Robert Altman apresentará "Cookie's Fortune", uma comédia interpretada por Glenn Close, Julianne Moore e Liv Tyler.
Joel Schumacher entra no submundo da pornografia em "8 mm -Eight Millimeter", com Nicolas Cage.
O humor estará representado por "Shakespeare Apaixonado", de John Madden, que já ganhou três Globos de Ouro.
O filme de guerra "Além da Linha Vermelha" marca a volta de Terrence Malick à direção após 20 anos, com as estrelas Nick Nolte, John Travolta e Sean Penn nos papéis principais.
Destaca-se ainda "Three Seasons", estréia do diretor Tony Bui, primeira fita norte-americana rodada no Vietnã, que conta a história de um soldado dos EUA que busca sua filha na Ásia, vencedor do Festival de Sundance no último domingo.
A Europa será representada por três filmes franceses, dois espanhóis, dois alemães, dois ingleses, um dinamarquês, um português e um suíço.
O francês Claude Chabrol, que frequenta o festival há 40 anos, apresentará "Au Coeur du Mensonge", com Sandrine Bonnaire e Antoine de Caunes. Seu compatriota Bertrand Tavernier, Urso de Ouro em 1995 por "A Isca", volta com a estréia mundial "Ça Commence Aujourd'hui" (Isto Começa Hoje).
O filme que inicia a competição no dia 10 será "Aimee & Jaguar", uma produção alemã que conta a história real do amor homossexual entre uma dona de casa e uma jornalista judia durante a Alemanha nazista.
Entre os filmes fora de competição, além do brasileiro "Copo de Cólera", são esperados o documentário de Wim Wenders sobre o músico de jazz Ry Cooder e o grupo cubano Buena Vista Social Club.
No dia 11, Steven Spielberg apresentará o primeiro documentário realizado por sua fundação, "The Last Days".
Haverá também a exibição de cópias restauradas de filmes de Otto Preminger, como "Bom Dia Tristeza" e "Porgy and Bess".
No dia 18, a atriz Shirley Maclaine receberá o Urso de Ouro pelo conjunto de sua carreira.


Texto Anterior: Outro Canal - Cristina Padiglione: SBT e Rede Globo antecipam estréias
Próximo Texto: Eduardo Giannetti: Incerteza acirra apetite por certezas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.