São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Garota Motocross
SBT, 14h45
  
(Motocrossed). EUA, 2001, 110 min. Direção: Steve Boyum. Com Alana Austin, Riley Smith. Em vista do acidente sofrido por seu irmão gêmeo, garota se faz passar por ele a fim de disputar corrida de motocross.

Zamora, um Amor de Gorila
Globo, 15h50.
 
(Mom Can I Keep Her?). EUA, 1998, 90 min. Direção: Ed Raymond. Com Gil Gerard, Kevin Dobson. Pré-adolescente tem os problemas habituais dos personagens de filme de sua idade: problemas com a madrasta, pai indiferente, vai mal na escola. Pior será quando ele decide levar para casa uma gorila, sua nova e grande amiga. Inédito.

Fúria Assassina
Record, 22h.
  
(Rage). EUA. 95. 92 min. Direção: Joseph Merhi. Com Gary Daniels, Kenneth Tigar, Fiona Hutchison. Vítima de uma conspiração consegue escapar de laboratório onde lhe injetaram uma substância que o faz cometer assassinatos inconscientemente. Caçado como um maníaco, ele conta com a ajuda de um jornalista para provar sua inocência e conseguir um antídoto.

De Volta para o Presente
SBT, 22h30.
  
(Blast from the Past). EUA, 1998, 111 min. Direção: Hugh Wilson. Com Brendan Fraser, Alicia Silverstone. Jovem (Fraser) que vive por 35 anos num abrigo nuclear, por conta da paranóia dos pais durante a crise dos foguetes em Cuba, sai de lá para conhecer o mundo exterior. Premissa promissora, embora Hugh Wilson não inspire lá muita confiança. Vale espiar.

Intercine
Globo, 1h45.

Concorrem à exibição na quinta "As Confusões de um Sedutor" (1989, de Blake Edwards, com John Ritter, Vincent Gardenia) e "Areias Brancas" (1992, de Roger Donaldson, com Willem Dafoe, Mary Elizabeth Mastrantonio).

Assassinato em Primeiro Grau
SBT, 2h15.
   
(Murder in the First). EUA, 1995, 93 min. Direção: Marc Rocco. Com Kevin Bacon, Christian Slater, Gary Oldman. Após passar anos na solitária do presídio de Alcatraz, Bacon comete assassinato. Não há dúvidas sobre o fato. Aparentemente tudo está perdido. Tanto mais que o advogado que vai defendê-lo é o novato Slater. Além de umas tantas surpresas, o filme critica o sistema penitenciário dos EUA. Produção pequena, mas eficaz.

Viuvinha Indomável
Globo, 3h30.
  
(It Happened to Jane). EUA, 1959, 98 min. Direção: Richard Quine. Com Doris Day, Jack Lemmon. Viúva lutadora tem seu negócio de lagostas boicotado por estrada de ferro. Indomável, ela põe seu advogado e pretendente na roda.

Amarga Ilusão
SBT, 4h15.

  (Sweet Nothing). EUA, 1994. Direção: Gary Winick. Com Mira Sorvino, Michael Imperioli. Em busca de mais dinheiro -a fim de satisfazer as ambições da mulher- jovem opta pelo tráfico de entorpecentes. Do restante o título já nos dá conta. Só para SP. (INÁCIO ARAUJO)

O traidor e o herói

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Tolerância Zero" (Cinemax, 0h15) pode ser um filme perigoso, eticamente, na medida em que seu protagonista faz uma bem articulada justificativa do anti-semitismo.
Ao mesmo tempo, e eis porque o observador tende a se encher de angústia, é um pouco como estar no tema do traidor e do herói, do escritor argentino Jorge Luis Borges.
Ou seja, para ser anti-semita (é preciso ver o filme: o raciocínio não se aplica a outros racismos) é preciso ser profundamente judeu. Odiar o judeu significa ser judeu até o paroxismo.
Enfim, o filme se abre a uma ambigüidade interessante: todos somos de certo modo judeus; aceitar o judeu implica aceitar a si mesmo. Eis uma tarefa delicada, mas talvez indispensável para a erradicação dos racismos.

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Marte Urgente! O jipinho morreu afogado!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.