São Paulo, quarta-feira, 04 de abril de 2007

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Outro Canal - Daniel Castro

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
Octávio Florisbal, diretor-geral da Globo, em evento em SP


Próxima novela das oito será produzida em alta definição

A próxima novela das oito da Globo, "Duas Caras", de Aguinaldo Silva, será toda produzida em tecnologia digital de alta definição (HDTV). Será a primeira produção de grande porte da TV digital brasileira.
A Globo anunciou ontem, em evento para jornalistas, que iniciará as transmissões digitais comercialmente no dia 2 de dezembro, no canal 18 da Grande São Paulo. "Duas Caras" entrará no ar um pouco antes, no final de outubro. Até 2 de dezembro, ela será toda produzida em HDTV, mas transmitida apenas em sinal analógico.
Depois de 2 de dezembro, será transmitida em sinal analógico (no canal 5 de SP) e em HDTV no canal 18. O canal 18 irradiará todos os programas do canal 5, com qualidade digital, mas, inicialmente, só a novela das oito será em HDTV.
A HDTV é um dos principais aspectos do modelo de TV digital escolhido pelas redes brasileiras. Sua resolução será superior ao dos atuais DVDs. O formato de tela terá a proporção igual à do cinema. Inicialmente, no entanto, poucos telespectadores terão acesso à tecnologia, devido ao alto custo dos televisores de alta definição.
No início do ano que vem, a Globo pretende transmitir um segundo programa em HDTV. Depois, passará a exibir também filmes e eventos esportivos em alta definição.
Depois de São Paulo, a Globo levará a TV digital para o Rio, ainda no primeiro trimestre de 2008, anunciou Octávio Florisbal, diretor-geral da emissora. Até o final de 2008, Belo Horizonte, Recife, Brasília e as maiores cidades brasileiras terão sinal digital da Globo. Segundo Florisbal, a Globo vai investir US$ 100 milhões por ano em tecnologia até 2009.
O evento da Globo de ontem teve uma inédita apresentação do departamento comercial da emissora. O diretor da Central Globo de Marketing, Anco Saraiva, exibiu a jornalistas números que normalmente só mostra a publicitários, dando conta da massacrante liderança de audiência da Globo.
A exposição de Saraiva foi uma clara demonstração de reação da Globo ao excessivo marketing da Record. "A palavra liderança é tão mal usada hoje em dia", alfinetou o diretor, numa alusão ao slogan da Record ("A caminho da liderança"), à qual ele se referia durante sua fala como "rede C".
No evento, que teve um high-tech telão côncavo, a Globo também apresentou sua "nova" programação de 2007. As novidades são a microssérie "A Pedra do Reino" (12 de junho), os musicais "Por Toda a Minha Vida" e "Som Brasil", o humorístico "Toma Lá, Dá Cá" e a série "Ó Paí, Ó" (não citada ontem).
O diretor-geral, Octávio Florisbal, anunciou ainda que a Globo irá crescer 7% em 2007, que contratará entre 300 e 400 novos profissionais neste ano e que começará a produzir telefilmes no início de 2008.


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