São Paulo, quarta-feira, 04 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Baixista une rock e economia em vida pós-Guns N' Roses

Duff McKagan acompanha bandas novas com os filhos adolescentes e mistura heavy metal e punk no Loaded

Com um pé nos palcos e outro na consultoria de finanças, coadjuvante de Axl Rose agora canta e também toca guitarra

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Aos 47 anos, Michael Andrew McKagan é formado em economia pela Universidade de Seattle. Teve, por muitos meses, uma coluna mensal na revista "Playboy" americana, hoje publicada no "Seattle Weekly's Reverb", e escreve regularmente sobre esportes para o site da ESPN.
Ah, ele também é Duff McKagan, que fez fama como baixista nos grupos Guns N" Roses e Velvet Revolver.
Mas sua atenção está agora voltada para Loaded, a banda em que canta e toca guitarra, que lança agora o terceiro disco, "The Taking".
"Pessoas têm interesses variados, e os músicos não fogem à regra. Acho que agora ninguém mais estranha meu trabalho como colunista", diz McKagan à Folha, por telefone, de Seattle.
Ele conta que abriu uma empresa de consultoria financeira, mas quer mesmo é falar sobre o novo disco.
Loaded faz uma mistura de hard rock, heavy metal e punk. Os gêneros favoritos de seu líder. "Jimi Hendrix, New York Dolls, James Gang, Clash, Sex Pistols... O que ouvi desde garoto formou esse som. Chame de hard rock, apenas rock, o que quiser."
Enquanto nos dois discos anteriores era fácil separar as faixas rock pesado das faixas punk, "The Taking" apresenta esse som próprio que McKagan destaca.
"É uma mistura de verdade, orgânica. E os outros músicos do grupo têm suas influências, também fazem a diferença", afirma, parecendo bem à vontade como frontman de sua banda.
Ele não poderia passar aos vocais também no Velvet Revolver, onde toca baixo ao lado do amigo e guitarrista Slash, outro ex-Guns? "O Velvet está parado, estamos procurando um substituto para Scott Weiland [que voltou ao Stone Temple Pilots].
Lá, sou apenas baixista. Gosto de separar as coisas." Menos no repertório dos shows do Loaded, que inclui também material do Velvet Revolver e covers.
"The Taking" tem faixas que devem funcionar bem ao vivo, como as vigorosas "Wreckin" Ball" e "We Win".
Questionado sobre o que anda ouvindo entre novas bandas, McKagan responde com outra pergunta. "Ouviu o último CD do Glasvegas?
["Euphoric Heartbreak", terceiro álbum da banda escocesa] Sensacional! Grande! Gosto também de Florence and the Machine. Escuto muita coisa com minhas filhas, que são adolescentes."

THE TAKING

ARTISTA Duff McKagan's Loaded
LANÇAMENTO ST2/Eagle Rock
QUANTO R$ 27, em média
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Show: Vendas para Rock in Rio começam sábado
Próximo Texto: Música: Filhos de Fela Kuti renovam o afrobeat em dois novos álbuns
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.