São Paulo, terça-feira, 04 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
ECLÉTICA
A apresentadora Laura Wie, cuja beleza pode ser vista no comando de especiais sobre arte na TV Cultura, acaba de estrear em novo campo: é colunista de cultura da "São Paulo Sur la Terre", revista francesa publicada em 20 cidades mundo afora

Aos pedaços

As urnas eletrônicas que serão distribuídas pelo Brasil para coletar os votos dos eleitores foram reprovadas em um dos testes do IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Elas foram submetidas a rigorosos procedimentos para verificar se resistiriam ser transportadas por até 3.000 quilômetros em caminhões.

Passaram pelos testes de vibração e compressão -mas não resistiram a dez quedas da altura de um metro, exigência que segue padrões norte-americanos. Nos tombos, as peças que fixam as baterias quebraram.

O IPT está recomendando reforço nas embalagens, de papelão ondulado e espuma. Boa parte das 406 mil urnas vão ser transportadas a lugares distantes dos grandes centros. O TSE diz que os testes estão sendo feitos a tempo de reparar fragilidades do sistema.

PARENTE É SERPENTE
A cúpula do TST, o Tribunal Superior do Trabalho, acompanha de perto a confusão instalada no TRT do Ceará. O juiz Antonio Antero, que, por uma regra de rodízio, seria o próximo a ocupar a presidência do tribunal, conseguiu liminar suspendendo as eleições com o argumento de que os outros juízes querem descumprir o rodízio, elegendo outro para o cargo.

Antero anunciou em campanha que demitiria todos os parentes de juízes que ocupam cargos de confiança. E se diz perseguido por isso.

PARA BAIXO
A corretora RMC, fundada por Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do Banco do Brasil, caiu este ano mais alguns pontos no ranking da BM&F: figurou em 52º lugar no mês de abril. Em 96, quando Ricardo Sérgio estava no governo, a RMC chegou a brilhar na sexta posição do ranking anual elaborado pela Bolsa.

PARA CIMA
Já a Link, corretora dos filhos do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, voltou a viver dias de glória. Quatro anos depois do bombardeio sofrido por Mendonça no escândalo dos grampos do BNDES, ela voltou aos primeiros lugares do ranking da BM&F. Em março, ficou em quinto lugar; em abril, saltou para segundo. Logo depois da saída de Mendonça do governo, a Link chegou a cair vários pontos no ranking.

SANTINHO
Depois de participar da Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, José Genoino, candidato do PT ao governo de São Paulo, foi para a fila do Cinesesc, na rua Augusta, pedir votos. "Quero ver que outro candidato tem coragem de fazer o mesmo", gritava Genoino, na fila de "Quanto Mais Quente Melhor". Além de fazer campanha, ele comprou ingresso e viu o filme.

VOZ DO BRASIL
Jorge da Cunha Lima, da TV Cultura, vai nomear um ombudsman para ouvir as queixas dos telespectadores. Segue o exemplo da Radiobrás e ajuda na campanha que o Ministério da Justiça está fazendo junto às emissoras privadas para que também contratem o seu.

EM NOME DA MÃE
Chicão, filho de Cássia Eller, pode ser a grande surpresa do 9º Prêmio Multishow de Música Brasileira, que acontece hoje, no Rio. Ele está sendo convencido a driblar a timidez para subir no palco da festa, que homenageará sua mãe.

PREVENÇÃO
A Secretaria Municipal da Saúde de SP inicia na próxima semana o treinamento de 80 ex-usuários de drogas para ensinar a quem consome entorpecentes medidas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. O motivo: eles sabem onde encontrar e como falar com usuários.

HAITI
Caetano Veloso está aliviado: apesar de ladrões venezuelanos terem roubado um caminhão com todos os instrumentos de sua banda em Caracas, ele salvou o violão de estimação. No último minuto, decidiu trazê-lo em sua própria bagagem.

BARRACO
Um porteiro barrou, sexta-feira, Naomi Campbell no hotel Plaza Athenée de Paris, alegando que ela estava "fora de controle". A top ameaçou fazer uma campanha de boicote. O porteiro foi demitido na hora.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

É hoje o lançamento do livro "Brasil sem Fronteiras", dos fotógrafos Antônio Augusto Fontes, Celso Oliveira, Elza Lima, Ed Viggiani, Tiago Santana e do jornalista Cláudio Bojunga, às 20h, no Itaú Cultural.
O maquiador Duda Molinos recebe hoje o Prêmio Especial 2002 na cerimônia de entrega do oitavo Prêmio Avon Color de Maquiagem, às 21h30, no DirecTV Music Hall.
"Introespectro" é o nome da exposição das designers de jóias Gaby Simão, Janiene Finamori e Jean Songg, cujo vernissage acontece hoje, às 20h, na Casa da Fazenda do Morumbi.



Texto Anterior: Edição recebe 668.428 pessoas e bate recorde
Próximo Texto: Net Cetera: S1m0ne, uma mulher que não existe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.