São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Governo estuda imposto para TV pública

O governo federal estuda vincular parte da arrecadação com tributos que incidem sobre produtos eletroeletrônicos, como televisores, ao financiamento da futura rede pública de televisão, chamada de TV Brasil. A idéia foi apresentada pelo presidente Lula no último dia 25, em uma reunião com membros do governo para discutir um relatório de 34 páginas, em que é feito um painel das TVs públicas em países como Inglaterra, França e EUA e se esboça um modelo de financiamento e de gestão da TV.
Na reunião, foi sugerido o uso de parte do Imposto de Renda pago pelas TVs comerciais para subsidiar a TV pública. Lula defendeu também a veiculação de publicidade institucional e o patrocínio de programas por empresas que teriam, em troca, benefícios fiscais, como já ocorre no cinema.
O governo quer vincular tributos à rede pública de TV, mas descarta criar uma nova taxa para financiá-la. Para evitar desgaste, pretende usar o que já existe. A idéia é buscar diferentes fontes de receitas para evitar que a TV Brasil fique dependente do Orçamento da União.
A TV Brasil deverá ter um teto orçamentário de R$ 350 milhões anuais, aproximadamente o faturamento da Band. A rede deverá ser gerida por uma diretoria executiva, que prestará contas a um conselho.
Com mandatos de quatro anos, os conselheiros não poderão faltar a três reuniões.

CARREIRA
A Globo percorrerá festivais internacionais de audiovisual apresentando "A Pedra do Reino", que estréia dia 12. A emissora espera ganhar prêmios com a microssérie de Luiz Fernando Carvalho.

PRISCILÃO
A caravana do "Casseta & Planeta, Urgente", que promete percorrer o Brasil de van, esteve na semana passada em Belo Horizonte. Os humoristas da Globo foram ciceroneados pelos músicos do Skank.

PRODUÇÃO
A Gullane Filmes está trabalhando em um projeto de desenho animado. "Kat" será inspirada na caçula da família Schürmann, que passou quase toda a vida navegando (ela foi adotada durante viagem e morreu no ano passado).

TROCA-TROCA
A Record voltará a produzir o reality show "Troca de Família". O programa está previsto para o segundo semestre, no espaço a ser deixado por "Simple Life", que substituirá "Aprendiz 4 - O Sócio".

NOVA SAFRA 1
Um seriado protagonizado por um policial em Nova Orleans pós-Katrina ("K-Ville"), outro sobre uma policial que tem um anjo da guarda ("Saving Grace") e "Women's Murder Club" são as novidades da Fox, apresentadas em feira de TV em Los Angeles, ainda sem previsão de estréia no Brasil.

NOVA SAFRA 2
Fazem parte do pacote da Fox ainda "New Amsterdam" (que lembra a antiga "Highlander") e "Burn Notice" ("descendente" de "MacGyver").

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.