São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explicação necessária

OSCAR NIEMEYER

Um projeto de arquitetura exige sempre um texto explicativo e, quando se trata de um simples croqui como o que deixei em suas mãos, essa explicação se faz necessária ainda.
Daí este pequeno texto que acredito indispensável para a boa compreensão do meu croqui.
Examinando a idéia de transformar um prédio administrativo com 10 pavimentos num museu, a primeira coisa que ocorre é encontrar as soluções adequadas que um museu exige. Seria inconveniente, praticamente impossível, manter o sistema de circulação existente, com o público a subir e descer de elevador e escada ao visitar o museu. Importante, o fundamental seria criar um sistema de circulação diferente.
Foi o que fiz, prevendo um elevador mais confortável que levasse o público ao último andar do museu. Daí descendo por uma larga rampa intimamente ligada aos salões de exposições, transformando a visita ao museu num simples passeio em que os salões e a rampa se ligassem naturalmente.
E projetei esse bloco de acesso fora do edifício, dando ao antigo um aspecto arquitetônico inteiramente diferente. É claro que outras coisas deveriam ser alteradas, que dois dos pavimentos do prédio teriam de ter o pé direito mais alto, o que nos obrigaria a fazer grandes aberturas nos tetos, assegurando ao andar a imponência desejada.
É claro que para haver mais espaços internos para exposições as janelas da fachada principal seriam fechadas. O ar condicionado seria restaurado e a iluminação dos salões, refeita como um grande teto iluminado. O piso e os detalhes internos modificados, como seria indispensável.
Eis, prezado governador José Serra, o que acho fundamental ao explicar o croqui sobre o projeto em discussão.


Texto Anterior: O novo MAC
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.