São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

João Miguel Jr./TV Globo
COMEDIANTE ENTRA EM "CARAS & BOCAS"
A cômica Maria Clara Gueiros grava sua primeira cena na novela das sete da Globo; ela aparece dia 18 como mãe de Espeto (David Lucas) e ex de Dênis (Marcos Pasquim)

Governo estuda criar TV paga no celular

O Ministério das Comunicações e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estudam a criação de um serviço de TV paga para celulares.
O serviço, se criado, explorará os canais tipo TVA (Serviço Especial de TV por Assinatura), outorgados no final dos anos 80, nos primórdios da TV paga. Hoje, eles estão sendo usados parcialmente para TV aberta. Em São Paulo, há quatro deles: 19 (Globo), 30 (RIT, de R.R. Soares), 33 (Abril) e 50 (Band).
Segundo declarou ao site "Tela Viva" o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, a Anatel elaborou minuta de novo regulamento dos canais TVA que prevê que eles sejam utilizados para distribuir canais pagos em celulares, para multiprogramação ou parcialmente abertos.
Graças a novas tecnologias digitais e ao pequeno espaço ocupado de banda por canais para celulares, uma frequência pode carregar até 20 canais.
O Grupo Abril defende a transformação dos canais TVA em operações de TV paga para celular. A Globo é a favor do uso para multiprogramação codificada, o que significa quatro canais pagos para televisores convencionais ou até 20 no celular.
O principal entrave para a TV paga no celular é o modelo de negócio. As concessões pertencem a grupos de radiodifusão, que não cobram por conteúdos e terão aparelhos subsidiados por operadoras de telefonia.

SEM CRISE 1
A Globo fechou o primeiro trimestre com crescimento de 11% nas receitas publicitárias, segundo relatório do grupo. Faturou R$ 1,183 bilhão, dos quais cerca de 95% entraram na TV Globo (o restante é publicidade em canais pagos e internet).

SEM CRISE 2
Segundo a Globo, os investimentos publicitários no Brasil atingiram R$ 4,4 bilhões, 5,3% a mais do que no mesmo período de 2008. TVs aberta e paga cresceram 9%. Ou seja, a Globo levou 27% do "bolo" e cresceu mais do que suas concorrentes.

SEM CRISE 3
Chama a atenção a alta de 33% com venda de programação de TV paga (Globosat). O segmento, que representava 17% da empresa no primeiro trimestre de 2008, agora é 20%.

CAIXINHA
A operadora Sky, que recentemente lançou TV paga de alta definição, começará a distribuir a assinantes desse serviço uma segunda caixa decodificadora, que permitirá sintonizar o sinal digital dos canais abertos. A empresa deverá ter problemas com a MTV, que quer receber para ser distribuída pela Sky mesmo onde está aberta.

SEM FIO
Protagonista de "Poder Paralelo", o ator Gabriel Braga Nunes pediu para usar ponto eletrônico nas gravações da novela da Record, o que o livraria de decorar textos. Mas a emissora não aceitou.

COM FIO
Já Paloma Duarte, igualmente estrela de "Poder Paralelo", exigiu camareira e maquiador exclusivos. E conseguiu.


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.