São Paulo, sábado, 04 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

"Estou no lugar certo", afirma Merval Pereira

DO RIO

Leia, a seguir, trechos da entrevista com Merval Pereira, logo após ser anunciado o resultado da eleição de anteontem na ABL. (FÁBIO GRELLET)

 


Folha - Quais são suas referências literárias?
Merval Pereira -
Li todos os clássicos russos, franceses. Comecei a escrever incentivado pela leitura de crônicas do Rubem Braga, do Vinícius [de Moraes]. Li muito Monteiro Lobato, Eça de Queiroz, Machado de Assis. Sempre fui um leitor muito voraz. E foi por isso que entrei para o jornalismo, porque gostava muito de ler e de escrever. Escrevia crônicas para mim mesmo. Eu já tinha essa inspiração. No colégio, fazia jornal. E fui trabalhar em jornal por isso.

Ao ocupar a cadeira de Scliar, considera-se responsável por substituí-lo?
Não. Era um grande escritor, eu me dava muito bem com ele. O que é interessante nessa cadeira é que vários ocupantes são jornalistas, como o próprio Scliar. A tradição da Academia é ter escritores, então estou no lugar certo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Casa sempre teve expoentes sem tradição literária
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.