São Paulo, sábado, 04 de junho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Livros homenageiam clube "underground" de São Paulo

Torre do Dr. Zero foi ícone da liberdade na noite paulistana

NINA LEMOS
COLUNISTA DA FOLHA

Uma máxima do mundo pop diz que "um DJ pode salvar a sua vida". Um clube também pode. Isso se lá você encontrar a sua turma e se sentir livre.
Caso da Torre do Dr. Zero, casa que existiu em São Paulo de 1997 a 2009. O lugar era "underground", vivia lotado e os banheiros eram sujos. A Torre era cheia de peculiaridades: só ficava legal depois das duas da manhã. E só funcionava na quinta.
A noite, criada pelo DJ Alexandre Bispo e pelo artista Adriano Costa, é homenageada agora por dois de seus frequentadores em livros.
O artista plástico Bruno Galan, que se apresentava no clube como DJ Mendigo, lança amanhã na galeria Choque Cultural o livro "Da Rise and Fall of da Tower (ascensão e queda da torre ).
E o fotógrafo Paulo Batalha, que conheceu o lugar trabalhando na noite, lançou no mês passado "B.O", com retratos dos "habituês" da casa em plena diversão.
Galan decidiu ambientar suas aventuras no clube porque "lá era o melhor lugar do mundo". "A Torre era um ícone da máxima liberdade, acho que foi o último grito, antes dessa nova idade média que estamos vivendo. Lá podia de tudo. Era uma época em que era possível beber e fumar ao mesmo tempo. Foi um lugar especial, o nosso Studio 54", afirma, saudosista.
Batalha também encontrou ali a sua turma. "Eu me identificava com o clube. Só ia lá. E, por ser um lugar tão heterogêneo, conseguia fazer retratos de tipos bem variados, e isso me fascinava."
Tanta paixão criou dois livros-"homenagem" que contam muitas das lendas e bastidores do lugar. Batalha reuniu fotos de anônimos e famosos que iam ao clube. Um dos fotografados é o estilista Dudu Bertholini, que, diz a lenda, fez uma promessa para que seu desfile no São Paulo Fashion Week desse certo: ficar dois meses sem ir à Torre. Funcionou. E Dudu comemorou ajoelhado no corredor do clube. E essa é só mais uma das histórias.

DA RISE AND FALL OF DA TOWER

AUTOR Bruno Galan
EDITORA Touro Bengala
QUANTO R$ 20

B.O

AUTOR Paulo Batalha
EDITORA Dona Joana
QUANTO R$ 120


Texto Anterior: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.