UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

A música do ano, a banda do ano

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Os Stones vieram com sua "Satisfaction", lá atrás. O DJ italo-francês Benny Benassi, agora, também vem com a sua, mas pela mão contrária.
Enquanto Mick Jagger gritava "Satisfaction" porque não conseguia tê-la, Benassi não só parece esbanjá-la como também tem proporcionado bastante satisfação para todos: nas pistas francesas, nos pick-ups de DJs ingleses ou até na São Paulo Fashion Week, onde a música foi hino da segunda-feira, o dia da Gisele.
É ouvir e se contaminar. A música nasceu tecno, mas agora pode ser qualquer coisa, de tanto que já aparece remixada em vários estilos. E os vocalistas, um masculino e outro feminino, são especialíssimos. São o Fred e a Vitória, retirados e alterados do programinha de voz dos computadores da Macintosh. "Satisfaction" é isso aí. Já à disposição dos melhores clubes do planeta.
 
Os EUA, maior fabricante expresso do novo rock, já têm sua banda nova favorita. E esta coluna também. Vem dos rincões do Tennessee o quarteto de country-punk Kings of Leon, que lança semana que vem na Inglaterra seu disco de estréia, o empolgante "Youth and Young Man". O CD sai em agosto nos EUA. E, acredite, chega em setembro ao Brasil.
Já tinha ouvido há um tempinho o single "Molly's Chamber", que fez a banda começar a ser bem falada em Londres, que é o caminho natural para o sucesso.
Além de imprimir qualidade "veterana" a seu garage rock com sotaque caipira (coleção de hits porradas com letras bacanas) e ao sensacional visual do grupo (foto ao lado), o Kings of Leon impressiona pela idade de seus integrantes. O mais velho, Caleb, o ótimo vocalista, tem 22 anos. O baterista, Nathan, 16.
Mais: o Kings of Leon é uma família. São três irmãos e o primo. Todos da família Followill.
Os meninos passaram praticamente suas (recentes) infâncias no banco de trás do carro do pai, um pastor evangélico que sempre viajou pelo interior americano pregando as palavras do Senhor. O aprendizado musical da molecada se deu ainda na igreja, através de canções gospel.
A banda já ganhou tratamento vip da RCA, a gravadora dos Strokes, distribuída no Brasil pela BMG. O Kings of Leon abriu recentemente show para a banda inglesa The Coral e roubou a cena.
Este espaço recomenda a já citada "Mollys's Chamber", "Red Morning Light" e "Wasted Time". Leve o Kings of Leon a seus ouvidos já. É mais uma banda com a qual esta coluna vai encher sua paciência nos próximos tempos.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Tim Festival: White Stripes ao lado de Peaches e Rapture?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.