São Paulo, terça-feira, 04 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!] Foco

Cantora canadense afirma ser reencarnação do ícone Marilyn Monroe

CRISTINA TARDÁGUILA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Marilyn Monroe (1926-1962), ícone do pop americano, está novamente entre nós, jura o psiquiatra americano Adrian Finkelstein no livro "Marilyn Monroe Returns: The Healing of a Soul" (a volta de Marilyn Monroe: a cura de uma alma). Publicado nos EUA em maio, a obra relata em quase 300 páginas o trabalho do psiquiatra junto à cantora canadense Sherrie Lea Laird, 42, suposta reencarnação de Marilyn.
"Há oito anos, Sherrie entrou em contato comigo, dizendo que estava cansada de ser assombrada por pesadelos e flashbacks em que parecia ser e se sentia como Marilyn", diz o médico à Folha.
Segundo o psiquiatra, que já trabalhou na Chicago Medical School e na Ucla (Universidade da Califórnia), o que mais chamou a atenção foi o fato de que Sherrie buscava alívio e nenhuma notoriedade. "Jamais quis ser Marilyn. Sempre a achei feia e gorda. Mas, aos 25 anos, tive a certeza de que era a reencarnação dela. São tantas semelhanças físicas e emocionais que não preciso de mais provas", diz Laird à Folha.
Finkelstein aplicou logo no começo do tratamento a "amnésia seletiva", que, segundo ele, dá credibilidade científica a seu trabalho. "Apaguei da memória dela tudo o que ela aprendeu sobre Marilyn em livros, revistas e filmes. Depois, lhe fiz perguntas sobre a atriz e a vi responder todas com exatidão, o que só pode ser atribuído à memória de vidas passadas."
Consultado pela Folha, o presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose e Regressão, Marco Natali, disse que "a regressão não deve ser usada para o culto à personalidade. Toda hipnose é uma auto-hipnose, e a mente tem uma capacidade inconsciente que permite que as pessoas elaborem fantasias nunca totalmente eliminadas".


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema: Petrobras recebe diretores que reclamam de patrocínio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.