São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Imigrantes são tema de programa choroso

DA REPORTAGEM LOCAL

A música incidental de "Vivendo nas Sombras" já denuncia o tom do documentário. Mas, mesmo carregado de sentimentalismo, o programa faz um relato razoavelmente honesto do drama dos mais de 10 milhões de imigrantes que vivem hoje ilegalmente nos EUA.
São pincelados os principais problemas enfrentados: discriminação, dificuldade em estudar ou conseguir emprego qualificado e vulnerabilidade diante dos que tentam tirar partido de sua condição. Mas o discurso choroso solapa a credibilidade dos argumentos. Bem mais eficiente seria mostrar as condições em seus países contrapostas ao dia-a-dia nos EUA.
Além disso, a tentativa (vã) de abarcar vários ângulos faz com que sejam desperdiçadas boas histórias. As melhores partes, talvez, seja a que mostra o empreendedorismo dessa gente e o modo como os EUA o explora e a que trata das pequenas cidades que criaram sua própria lei para caçar ilegais.
Faltou aos programadores do canal o senso de oportunidade que tiveram os diretores ao produzir o programa quando tramitava pelo Congresso americano o pacote de imigração de Bush -que permitiria a legalização mediante o pagamento de impostos atrasados e a solicitação de uma licença de trabalho no país de origem. O projeto foi enterrado em junho, adiando, outra vez, um debate urgente. (LUCIANA COELHO)

VIVENDO NAS SOMBRAS
Quando:
amanhã, às 21h
Onde: Discovery Channel


Texto Anterior: Vitrine
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.