São Paulo, terça-feira, 04 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série da HBO investiga a doença de Alzheimer

Programa mostra perda gradual da memória e difícil relação com os familiares

Documentários também abordam desenvolvimento científico para problema sem cura que atinge cerca de 1,2 milhão de brasileiros

Fotos Divulgação
Mulher se veste de camponesa do início do século passado em cena de ‘The Alzheimer’s Project’

BEATRIZ PERES
EDITORA DE SAÚDE E DO EQUILÍBRIO

Uma mulher passa por testes para saber se reconhece as placas de trânsito para poder continuar dirigindo. Outra conversa com a sua própria imagem no espelho. Um homem fala com a mulher sobre seu casamento como se ela fosse uma estranha. Outro se esforça para lembrar o nome dos netos e ri dizendo que pode chamá-los apenas de "crianças".
Os personagens reais, em diferentes estágios da doença de Alzheimer, estão na série "The Alzheimer's Project", que a HBO exibe a partir de hoje (com estreia sempre às terças).
São quatro documentários independentes que abordam vários aspectos do problema que atinge pelo menos 5 milhões de norte-americanos -no Brasil, estima-se que haja 1,2 milhão com a doença.
O primeiro filme (e o melhor da série) é "As Lembranças Perdidas da Memória", de Shari Cookson e Nick Doob, que acompanha sete pessoas em fases distintas do Alzheimer.
São pacientes, familiares e amigos que lidam com os avanços de uma doença para a qual não há cura nem tratamento que impeça sua progressão. E, depois da qual, as pessoas deixam de ser elas mesmas -perdem a memória, as ideias, as referências e as conexões que estabeleciam com o mundo.
Em "Vô, Você Sabe Quem Eu Sou?", de Eamon Harrington e John Watkin, o ponto de vista é o de crianças de seis a 15 anos.
Os depoimentos são amarrados por comentários de Maria Shiver, cujo pai tem Alzheimer e é autora do livro em que o documentário se baseia.
O tom é mais didático, com os fortes testemunhos dos netos servindo de base para uma série de "lições" práticas sobre como lidar com o problema.
O braço científico do projeto está concentrado nas duas partes de "Avanços na Ciência" (dirigidas por Susan Froemke e John Hoffman). O filme entrevista médicos e neurocientistas para investigar o que já se sabe e as principais linhas de pesquisa sobre o Alzheimer.
Histórias de pacientes servem para ilustrar, por exemplo, como costuma ser feito o diagnóstico e o que deve ser considerado como sinais de alerta. Os cientistas se dizem "a ponto" de controlar a segunda doença mais temida pelos norte-americanos, atrás apenas do câncer. E falam dos avanços nas investigações sobre genética, insulina e colesterol na tentativa de descobrir o que pode ser feito para detectar de maneira precisa, retardar sintomas como a perda da memória e até prevenir o Alzheimer.
A série termina com "Cuidadores", de Bill Couturié, que se concentra nas pessoas que cercam os pacientes. Filhos, maridos e mulheres que veem, a cada dia, o paciente um pouco mais ausente e convivem com os impactos financeiros, físicos e emocionais provocados por essas mudanças.


THE ALZHEIMER'S PROJECT
Quando: a partir de hoje, às 22h, na HBO (sempre às ter., às 22h, até 25/8)
Classificação: não indicado a menores de 12 anos




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.