São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai no Brasil HQ do criador de "Chihiro"

"Nausicaä", de Miyazaki, mostra um futuro apocalíptico; mangá também é tema de exposição em SP

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há duas novidades para os fãs de mangás (quadrinhos japoneses): o lançamento de "Nausicaä do Vale do Vento", de Hayao Miyazaki (diretor de "A Viagem de Chihiro"), e uma exposição que reúne, em São Paulo, no Istituto Europeo di Design, ilustrações da artista Junko Mizuno.
Miyazaki começou a publicar "Nausicaä do Vale do Vento" em fevereiro de 1982. Artista de quadrinhos e desenhos animados de sucesso no Japão, Miyazaki ficou famoso no Ocidente pelos longas-metragens "A Viagem de Chihiro" (Oscar de melhor animação em 2003) e "O Castelo Animado" (indicado ao mesmo prêmio neste ano).
O que está sendo publicado no Brasil é o primeiro volume de "Nausicaä" -são sete no total, sendo que o último foi lançado no Japão em 1994.
A personagem-título é uma princesa que vive em um futuro apocalíptico -quase todos os humanos morreram em uma guerra cuja maior vítima foi a Terra, transformada em um planeta praticamente estéril.
Em meio a misteriosos monstros gigantes e a uma floresta poluída, Nausicaä tem a tarefa de comandar seu pacífico povo em uma guerra contra um adversário mais numeroso e tentar preservar a natureza que ainda não foi devastada pela humanidade.

Exposição
Junko Mizuno é uma expoente do "kawaii noir", o gênero de mangá que mistura a beleza ao grotesco. Por exemplo: em "Cinderalla", livro seu recentemente lançado no Brasil, ela reconta a história de Cinderela em um universo de zumbis e onde o que a protagonista apaixonada deixa para trás, como pista para o príncipe amado, não é um pé de sapato, mas seu olho esquerdo.
As ilustrações selecionadas para a exposição contemplam os dois lados da arte de Mizuno: o fofinho e o grotesco, os traços simples e coloridos e a temática que beira as histórias de terror e o humor negro.
Enquanto o livro de Miyazaki traz batalhas aéreas, reflexões ecológicas e ilustrações criativas, mas mais sérias, a mostra expõe a arte colorida e "fofo-bizarra" de Mizuno.


NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO - VOLUME UM
Autor:
Hayao Miyazaki
Editora: Conrad
Quanto: R$ 29,90, em média (136 págs.)

JUNKO MIZUNO - EXPOSIÇÃO
Onde:
Istituto Europeo di Design (r. Maranhão, 617, tel. 0/xx/11/ 3660-8000)
Quando: de seg. a sex., das 9h às 18h; até 8/9
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Crítica: "Irreversível" prioriza imagem sobre realidade
Próximo Texto: Nelson Ascher: Um espetáculo moderno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.